Começam as filmagens de UMA CANÇÃO É PRA ISSO, filme do alemão Ansgar Ahlers

Filmagens de UMA CANÇÃO É PRA ISSO (“Bach in Brazil”) acontecem até o dia 20 de maio. O novo longa metragem da Conspiração Filmes é o primeiro grande filme internacional rodado em Ouro Preto desde “Luar sobre Parador”, há quase 30 anos. A distribuição é da Buena Vista International em todo o mundo, exceto Alemanha, Suíça e Áustria onde a distribuição é da NFP Marketing & Distribution.

O diretor e roteirista que criou esta divertida história é o alemão Ansgar Ahlers (foto). Conhecedor do Brasil, trabalhou com Jean-Jacques Annaud e já dirigiu vários curtas, dentre eles “Covered with Chocolate”, que concorreu ao Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2001.

36» Mostra Internacional de Cinema em S‹o Paulo / 36» S‹o Paulo

O filme conta a história de Marten, um professor alemão de música, que vem a Ouro Preto resgatar uma partitura original de um dos filhos de Bach que havia sido perdida há 2 séculos e reapareceu no Brasil. Uma série de confusões o prendem na cidade por meses, onde é auxiliado por Candido, um divertido mineiro que mete o protagonista em algumas confusões com suas traduções distorcidas. O organizado Marten tem que se adaptar às loucuras do Brasil até encontrar a partitura e é convencido por Candido a dar aulas de música para um grupo de crianças. Neste processo, Marten descobre a alegria de viver o presente e as crianças, antes perdidas, ganham um futuro de vida.

A trilha sonora traz os maiores sucessos de Bach, muitos deles tocados em ritmo de chorinho, jazz e batucada. A parte brasileira da trilha está sob o comando do brasileiro Henrique Cazes, o músico, arranjador e virtuose do cavaquinho que integrou a legendária Camerata Carioca com Joel Nascimento e Radamés Gnatalli. É uma redescoberta de um dos maiores nomes do mundo da música de todos os tempos através desta releitura que populariza a obra de Bach conectando-a ao universo do brasileiro.

Marilia Gabriela, Stepan Necerssian, a atriz mineira Thays Garayp e Aldri da Anunciação integram o elenco nacional. O elenco alemão inclui Edgar Selge e Franziska Walzer. O longa-metragem conta também com um grupo de atores-mirim, encabeçado pelas revelações Pablo Vinícius e Dhonata Augusto.

Após as filmagens no Brasil, elenco e equipe seguem para Alemanha onde ocorrem as filmagens internacionais no castelo renascentista do antigo principado de Bueckeburg, próximo a Hannover. O lançamento de “Uma Canção é Pra Isso” (Bach in Brazil) está previsto para o primeiro semestre de 2015.

Esta coprodução oficial Brasil-Alemanha recebeu em nosso país o apoio do Programa FILME EM MINAS – PROGRAMA DE ESTÍMULO AO AUDIOVISUAL através da CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais, do Governo de Minas Gerais/Secretaria de Estado de Cultura e da Minas Film Commission. Ela tem o patrocínio das empresas Chevron, TAESA e BBDTVM e recebeu apoio financeiro daRiofilme. Os recursos incentivados foram aportados através dos incentivos fiscais da Lei do Audiovisual – Lei Federal 8.685/93 e da Lei Municipal do Rio de Janeiro 5.553/2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *