Orquestra Sinfônica de Minas Gerais celebra a obra do Mestre Sivuca na Série Concertos no Parque

Em um espetáculo inédito no estado, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais acolhe o encerramento da 2ª edição do Festival Internacional de Acordeon, e executa os arranjos sinfônicos do grande compositor e acordeonista, Sivuca. Sob regência do maestro convidado Osman Giuseppe Gioia, o concerto conta com a participação do solista Toninho Ferragutti, no acordeon, e celebra a música de raiz brasileira.

O programa desta edição da Série Concertos no Parque conta com nove obras do acordeonista paraibano. As canções celebram a tradição cultural da música de raiz do nordeste e, ao mesmo tempo, reúnem traços eruditos nos arranjos. Rapsódia GonzaguianaAquarianaJoão e MariaNa sombra da Asa BrancaSanfonemaForró ClassudoQuando me lembroFeira de Mangaio e Concerto Sinfônico para Asa Branca compõem o repertório.

A presidente da Fundação Clóvis Salgado, Fernanda Machado, ressalta a importância da série Concertos no Parque. Para ela, a ação atende às diretrizes da FCS para a democratização da arte e da cultura. “Essa iniciativa é uma das mais efetivas que temos para a promoção do acesso à arte e à cultura. No ano passado, por exemplo, foram realizadas 11 apresentações que atraíram mais de 26 mil pessoas”, aponta.

O maestro titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Marcelo Ramos, ressalta a importância de se trabalhar um repertório tão característico. “É muito significativo quando a Orquestra Sinfônica faz esse trabalho de resgate da música de raiz. Esse tipo de iniciativa garante que o público tenha acesso à música clássica e, também, a diferentes manifestações culturais”, diz.

SERVIÇO
Série Concertos no Parque com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – Tributo a Sivuca
Data: 11 de maio (domingo)
Horário: 10h
Local: Parque Municipal de Belo Horizonte
Entrada gratuita
Classificação: Livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *