Falas de um Mímico traz à cena Luis Louis

Luis Louis é um grande nome. Talvez o grande público, aquele que frequenta musicais e grandes teatros, em grandes produções, não o conheça. Mas a arte de Luis Louis está em cantos que esse mesmo público nem imagina. Na tela da TV, por exemplo.  Não cabe nas palmas da mão o número de atores capacitados por Luis Louis. De Stênio Garcia a Rodrigo Santoro, foram muitos que escolheram, durante todos esses anos, se atualizarem na técnica da arte teatral, na mímica, com Luis Louis.

Mas agora o público terá a chance de ver ao vivo e em cores o trabalho desse ator. É em Falas de um Mímico, em cartaz no Espaço Parlapatões até 29 de junho de 2014, que o ator expõe toda sua arte, acumulada desde que voltou da Inglaterra, em 1997, onde esteve por cinco anos, estudando com Desmond Jones. Antes de estrear esse seu solo em São Paulo, Louis esteve na primeira Mostra internacional de Mímica em Brasília (DF), no Festival do Riso em Campina Grande (PB), no Festival de Humor e Performance em Salvador (BA), na Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (GO) e Festival Nacional de Teatro em Goiás (GO.

Em cena, Luis interpreta um mímico em situações cotidianas, mas as questões contemporâneas movem o ator no palco: a busca incessante da felicidade, a perda da identidade, o consumismo, a solidão, a saúde, o trabalho e amor. Para organizar estes quadros num espetáculo, Louis fez um intenso estudo de dramaturgia sobre a condição humana e três pilares sustentaram esta pesquisa: A Jornada do Herói segundo Joseph Campbell, a afirmação da potência da vida baseada na filosofia de Spinoza, Nietzsche e Deleuze e no livro A Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman.

Luis Louis propõe um jogo de representação e quebra da representação tendo como condutores a persona, o narrador e os personagens.

A carreira de Luis Louis no Brasil

Após cinco anos de intenso estudo e trabalho com Mímica e Teatro Físico na Inglaterra, Luis Louis retornou ao Brasil em 1997 e já em 2005 funda o Estúdio Luis Louis – Centro de Pesquisa e Criação da Mímica Total no Brasil, que passa a centralizar todas as suas pesquisas e criações. Neste mesmo ano, Louis fez a preparação de mímica para Stênio Garcia, Osmar Prado, Rodrigo Santoro, Letícia Sabatella, Ricardo Blat e todo o elenco da minissérie “Hoje é dia de Maria – 2ª Jornada”. Antes, em 2002, trabalhou incansavelmente com Denise Stoklos no Projeto Solos do Brasil.

Luis Louis leva sua companhia a muitos cantos do país, e não só os espetáculos adultos. Em 2010,o espetáculo infantil Missão Super Híper Importante fez turnê por mais de trinta cidades do interior pelo Estado de São Paulo.

Em 2008, a Luis Louis e sua companhia, com apoio do Prêmio Myriam Muniz de Teatro da Funarte, realizaram o 1º Manifesto da Mímica Total, no Centro Cultural São Paulo. Pela primeira vez, a Mímica Total apareceu como base para criação cênica. Foram quatro espetáculos inéditos, além de atividades paralelas para divulgação da Mímica Total. Nos anos seguintes, até 2012, os Manifestos foram sendo lançados e a pesquisa ampliada, inclusive com a vinda ao Brasil do mestre Desmond Jones.

Em 2013, estreou o 700 Mil Horas, em cartaz atualmente no Espaço Parlapatões. Para comemorar os seus 20 anos de carreira em 2014, Luis Louis faz agora seu solo Falas de um Mímico, espetáculo em que expõe o seu repertório de quadros, alguns inéditos, outros conhecidos e premiados no Brasil e na Europa.

SERVIÇO
Falas de um Mímico
Temporada: 13/04/2014 a 29/06/2014 (domingos) às 19h
Espaço Parlapatões
Endereço:
Praça Roosevelt, 158, São Paulo
Telefone: (11) 3258-4449
Valor: R$ 40 e R$ 20 (dia 11 de maio, promoção MEIA PARA TODOS)
Informações: www.cialuislouis.com.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *