Documentário OPERÁRIOS DA BOLA acompanha trabalhadores que construíram o estádio de Brasília para a Copa 2014

O documentário OPERÁRIOS DA BOLA, dirigido e produzido por Virna Smith, estreia no próximo dia 15 de maio nos cinemas. O longa conta a história de alguns operários que trabalharam na construção do estádio Mané Garrincha e participaram de um campeonato de futebol realizado entre os funcionários da obra.

Esses operários tinham o sonho de serem jogadores de futebol e, por diversos motivos, tiveram seus desejos frustrados. Em abril de 2012, foi organizada Copa Solidária dos Operários da Bola, campeonato realizado entre os trabalhadores no canteiro de obras do estádio em construção. Nesse torneio, os operários puderam realizar, mesmo que de maneira figurada, o sonho de serem jogadores de futebol em um grande estádio.

OPERÁRIOS DA BOLA-PROMO PHOTOS OFFICIAL-05MAIO2014

SINOPSE: ‘Operários da Bola’ é um documentário realizado durante a construção da Arena de Brasília, para a Copa do Mundo de 2014. Um filme que conta a história de operários da obra, vindos de diversos estados do Brasil, que participaram da Copa Solidária dos Operários da Bola, campeonato realizado no canteiro de obras, durante a construção do estádio – em abril de 2012. No filme, os operários que dão sangue e suor durante a maratona semanal, são também brasileiros que disputam a sua vitória pessoal no campo, como todos os outros “Ronaldos”. Não há classe social, chefe, nem patrão. Existe apenas uma única corrente: a paixão pelo futebol .

A diretora Virna Smith

Virna Smith é formada em psicologia e graduada em Comunicação Social – Cinema e Mídias Digitais. Dirigiu, apresentou e produziu o programa de TV “Homem Total” em Brasília (2005-2006); Dirigiu e produziu o curta metragens “Às Vezes” (2009),que participou da mostra digital do 42º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; atuou e produziu o curta metragem “Negócios à Parte” (2010), dirigido por Juliana Botelho e selecionado para a Mostra Competitiva do 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em 2013, participou como atrizdo curta metragem “Infrator”, também selecionado para o 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Ainda em 2013, finalizou o curta “Encontro Marcado”, o qua l dirigiu e produziu. Atualmente, se prepara para lançar nos cinemas o longa “Operários da Bola”.

O processo do filme pela diretora Virna Smith

“Um campeonato entre os funcionários do Estádio Mané Garrincha, despertou a atenção da população de Brasília. Após o horário de trabalho, os peladeiros do estádio trocavam a roupa de obreiro por um uniforme de time de futebol. E na Copa dos Operários, carinhosamente chamada de A Copa antes da Copa, eles jogavam suas partidas e participavam de campeonatos em meio à construção. Ao todo, havia 60 times masculinos e quatro femininos, disputando a taça da vitória.

O documentário foi filmado durante e após o campeonato interno de futebol. O enfoque são os operários e suas histórias de vida, e o seu ingresso no time do Estádio Mané Garrincha. Um singular registro para a história da cidade e do Brasil. Todo filme tem seus personagens principais, secundários e elenco de apoio. Neste não é diferente. São quatro personagens principais que foram descobertos durante a Copa dos Operários:Bala, um ex- jogador de futebol profissional que, ao saber da Copa antes da Copa, se apresentou ao RH do estádio para ser operário na obra e participar deste sonho: jogar antes dos verdadeiros craques em um estádio construído para a Copa; Philipe; Brother e Vavá.

Todos os operários no estádio sonhavam com a vitória porque, além da taça, o time campeão teria a oportunidade de disputar uma partida contra o time do ilustre Ronaldo Fenômeno. Durante visita de Ronaldo às obras do estádio, empolgado com o gesto dos jogadores-obreiros, ele disse que voltaria para jogar com a equipe vencedora da Copinha.

A Copa dos Operários do Estádio Mané Garrincha – Brasília perpetuará na memória e no coração de operários e funcionários, personagens reais, vindos dos quatro cantos do país. O futebol os aproximou. Ali, não havia classe social, chefe ou patrão. Existia apenas uma única corrente: a paixão pelo futebol.”

Documentário dirigido por Virna Smith estreia em 15 de maio no Brasil

OPERÁRIOS DA BOLA
(Brasil, 2014. Xxxx min. Livre)
Direção e Roteiro: Virna Smith
Direção de Fotografia: Rafael Morbeck
Edição e Montagem: Marcelo Faria
Produção: Virna Smith

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *