Fonte Efêmera de Jum Nakao exposta na Praça Victor Civita

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 2 maio, 2014 19:02

Fonte Efêmera de Jum Nakao exposta na Praça Victor Civita

Até 15 de junho, a obra do artista Jum Nakao intitulada Fonte Efêmera ficará em exposição na Praça Victor Civita. A mostra integra o projeto Prototype – Festival de Sustentabilidade na Arte, marcando a Temporada Alemanha + Brasil 2013 – 2014.

SOBRE A OBRA

“O que define valor? De acordo com Nakao, uma escultura temporária pode ser definida como uma obra de arte com nascimento e morte programados. Salva a diferença da incerteza do dia e hora do fim, a vida humana também é definida por este lapso de tempo. Segundo ele, o valor de uma obra de arte não se mede pela sua durabilidade ou materialidade, assim como, em toda sua natural efemeridade e degradação corpórea, é imprecificável a vida humana. O que confere permanência numa obra de arte são as impressões e memórias que sobrevivem ao tempo, questionamentos e reflexões que ecoam mesmo sem sua presença, não muito diferentes do real significado da vida humana.

“Nesta instalação efêmera, uma controversa fonte alimenta nosso livre arbítrio para mergulharmos em entendimento sanguíneo através da experimentação de sentimentos antagônicos: mal ou bem, vitória ou derrota, morte ou nascimento, fim ou começo, indiferença ou empatia”, diz o artista.

SOBRE JUM NAKAO

 Mundialmente reconhecido por seus impactantes trabalhos nas mais diversas áreas, seu desfile ‘A Costura do Invisível’ é considerado um dos maiores do século pelo Museu de Moda de Paris. A apresentação do Brasil no encerramento das Olimpíadas de Londres 2012 também levou sua assinatura.

Seus trabalhos fazem parte de diversas citações bibliográficas em todo o mundo e foram expostos na Galeria Vermelho (São Paulo), no MON – Museu Oscar Niemeyer (Curitiba), no Palácio do Itamaraty e no Museu Nacional (Brasília), no MAB – Museu de Arte Brasileira, no Festival Bienal de Artes (Nova Zelândia), no Museu de Arte Contemporânea (Tóquio), no Centro Cultural Banco do Brasil (Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo), na mostra Please me Fashion (Itália), no MOMU (Bélgica), no YerbaBuena Center for theArts (Estados Unidos) e na SomersetHouse (Londres).

SOBRE A PRAÇA VICTOR CIVITA

Projeto pioneiro na América Latina, inaugurada em 2008, a Praça Victor Civita é resultado da iniciativa do Grupo Abril em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Itaú, a Even Construtora e a Petrobrás. A partir de um espaço com aproximadamente 14 mil metros quadrados e área verde com cerca de 80 árvores, a Praça oferece à população um espaço que propõe uma reflexão acerca da preservação ambiental. Também abriga o Prédio do Incinerador, instalado no antigo incinerador de Pinheiros, e desenvolve atividades de educação socioambiental, com cursos, palestras e visitas escolares, além de localização privilegiada e de fácil acesso através de transporte público ou carro. A Praça Victor Civita dispõe de um palco para espetáculos com arquibancada coberta para 290 pessoas, onde ocorrem apresentações musicais, passando pelo rock, samba e música clássica, também espetáculos circenses, aulas de arte, yoga e pilates, além de atividades no centro de convivência para a terceira idade (CIIPE). O projeto foi implementado a partir da iniciativa de reviver uma região degradada pelo acúmulo de detritos ao longo dos anos, uma vez que, entre os anos de 1949 e 1989, o espaço funcionou como centro de processamento de resíduos urbanos. Dentro das normas técnicas de acessibilidade, a área conta com uma exposição permanente sobre as formas, materiais e tecnologias empregadas no tipo de reabilitação ambiental do terreno. Além disso, a Praça Victor Civita conta com soluções arquitetônicas de reuso de água, economia energética e projeto paisagístico educativo. A Praça Victor Civita é aberta diariamente, das 6h30 às 19h, e toda a sua programação é gratuita. Para visita de grupos escolares é necessário agendamento. A Praça divulga suas atividades através do site http://pracavictorcivita.org.br e também  nas redes sociais twitter (@pracavc) e facebook (fb.com/pracavictorcivita). No site, o público pode se cadastrar para receber a newsletter da programação.

SERVIÇO
Fonte Efêmera de Jum Nakao na Praça Victor Civita
Data: 
até a 15 de junho
Horário: 6h30 às 19h
Local: Praça Victor Civita
Endereço: Rua Sumidouro, 580 – Pinheiros
Ingresso: gratuito
Outras informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br
A apresentação acontece no palco da Praça, com arquibancada coberta para 290 pessoas. Não é necessário retirar ingressos com antecedência.
Capacidade máxima do local: duas mil pessoas.

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 2 maio, 2014 19:02


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!