Fundação Clóvis Salgado dá início a mais uma itinerância do FestCurtasBH

A Fundação Clóvis Salgado, por meio da Gerência de Cinema, promove mais uma Itinerância do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, o FestCurtasBH. De maio a agosto, mais de 20 cidades mineiras, como Tiradentes, São João del- Rei, Mariana e outras, receberão filmes brasileiros e internacionais selecionados entre 3.000 curtas de mais de 90 países. As obras fizeram parte da 15ª edição do festival, realizado em setembro de 2013, no Palácio das Artes. A itinerância conta com 62 filmes distribuídos em 14 programas.

FestCurtasBH-Carga_Viva_Debora_de_Oliveira-30ABRIL2014 FestCurtasBH-D_Ouro_Joana_Oliveira-30ABRIL2014-01 FestCurtasBH-Florais_Sinteticos_Dayane de Souza Gomes-30ABRIL2014

Filmes brasileiros premiados, infantis e infanto-juvenis, animações, produções mineiras, além do programa “Maldita”, que reúne obras com características absurdas e irreverentes, integram a itinerância, que será disponibilizada, de forma gratuita, para as instituições interessadas nessa parceria com a Fundação Clóvis Salgado. Além de entidades culturais, escolas públicas e particulares também podem solicitar a programação itinerante.

Escolas públicas e particulares, além de outras entidades culturais, também podem solicitar o material itinerante.

Para a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Fernanda Machado, a iniciativa é de extrema importância para promover as ações da FCS por todo o Estado.

“Itinerância assegura o acesso a filmes que não poderiam ser vistos em outras circunstâncias. Além disso, a itinerância do FestCurtasBH promove a descentralização das políticas culturais e difunde diferentes linguagens da produção cinematográfica”, explica. a presidente.

Segundo o gerente de cinema da Fundação Clóvis Salgado, Rafael Ciccarini.:

“O curta-metragem é pouco visto em capitais como Belo Horizonte. O acesso ao formato é ainda menor em cidades do interior. A circulação do Festival é importante para que esses municípios tenham acesso à produção cinematográfica contemporânea fora do circuito comercial”, ressalta. 

Centros Culturais de Belo Horizonte – Com a proposta de descentralizar as ações culturais na capital mineira a Fundação Clóvis Salgado também pretende levar a itinerância do 15º FestCurtasBH a vários espaços culturais de Belo Horizonte. Rafael Ciccarini destaca essa ação como uma forma de “ocupar os centros culturais da cidade, com recortes do FestCurtasBH. Isso também é uma maneira de promover a linguagem do curta-metragem pela cidade”, destaca.

Sobre a itinerância do FestCurtasBH – Entre os anos de 2012 e 2013, a Itinerância do FestCurtasBH percorreu cerca de 30 municípios mineiros, levando mais de 250 filmes para 18.208 pessoas.

SERVIÇO

Itinerância do 15º FestCurtasBH
Período: 1 de maio a 31 de agosto de 2014
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Informações para o público: (31) 3236-7367

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *