Documentário OLHO NU acompanha vida e história de uns dos maiores ícones da história da música brasileira, Ney Matogrosso

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 30 abril, 2014 11:00

Documentário OLHO NU acompanha vida e história de uns dos maiores ícones da história da música brasileira, Ney Matogrosso

Realizado por Joel Pizzini em parceria com Paloma Rocha e com o Canal Brasil, OLHO NU é um retrato de uma carreira marcada pela irreverência, pela força estética e, sobretudo, por uma retórica coerente. Com uma narrativa inquieta e não linear, o filme se conecta em perfeita sintonia com a carreira do cantor.

OLHO NU-Official Poster Banner PROMO-30ABRIL2014-02

“Para dar conta da vastidão deste personagem, optamos pelo filme-ensaio, um documentário de criação, não estritamente biográfico, já que a história de vida de Ney foi amplamente difundida. Produzir uma antologia, o caminho mais fácil, seria injusto com este “animal cinematográfico”, cujo desejo maior sempre foi atuar.

Em “Olho Nu”, Ney – com e sem máscaras – dá vazão às inúmeras facetas que o tornam um dos artistas com mais recursos da atualidade. Esse não é um filme “sobre”, mas “com” ou “através” de Ney Matogrosso”, define Pizzini. Nos primeiros minutos, o espectador se depara com imagens raras e intimistas de Ney no camarim, em frente ao espelho, se preparando para assumir aquela persona magnética e extravagante que subia ao palco à frente dos Secos & Molhados, no início dos anos 70. Um riquíssimo acervo pessoal, que o próprio Ney guardou instintivamente ao longo de décadas, foi oponto departida para “Olho Nu”.

Depois de debruçar-se sobre esse vasto material, o diretor filmou durante os três anos em que acompanhou Ney, durante a turnê do disco “Inclassificáveis” e em sua terra natal: Mato Grosso do Sul. As imagens que evocam sua cena de origem cruzam o filme tanto de maneira solene como estilizada, sempre num viés atemporal, como mote narrativo de um personagem que se reiventa na procura de sua fonte de expressão.

Sinopse oficial.: Filme-ensaio que retrata a vida e a obra de Ney Matogrosso a partir de um conjunto de imagens e sons reunidos pelo artista, em contraponto com sequências atuais. Num espetáculo sobre o percurso musical de Ney Matogrosso, o longa evoca sua história nos palcos e na vida cotidiana. Sem nostalgia ou reverência, “Olho Nu” revela o homem por trás do personagem, sondando as motivações de sua arte, o senso crítico, o caráter libertário e político que permeia seu repertório, pautado sempre pela coerência e qualidade estética.

O documentário chega em 15 de Maio de 2014 nos cinemas.

OLHO NU-Official Poster Banner PROMO-30ABRIL2014-03 OLHO NU-Official Poster Banner PROMO-30ABRIL2014-04 OLHO NU-Official Poster Banner PROMO-30ABRIL2014-01

 

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 30 abril, 2014 11:00


Escreva um comentário

1 Comentário

  1. Maria Celeste maio 4, 16:51

    Com certeza, assistirei o documentário. Moro em Brasília, e toda vez que ele traz seu show
    até aqui, não perco um. Parabéns, Joel Pizzini. Já estava passando da hora de alguém prestar um tributo a este grande artista brasileiro.

    Responder a esse comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel