Boca do Céu – Festival internacional de contadores de histórias oferece programação gratuita

Fortes bases conceituais, programação de qualidade e engajamento à diversidade: esta é receita da continuidade e da sedimentação do Encontro Internacional Boca do Céu de Contadores de Histórias perante os cenários artístico, educacional e filosófico nacional e internacional.

Em sua sexta edição internacional, este evento de celebração traz como novidade convidados estrangeiros vindos da Irlanda, França, Ilha da Reunião e Cuba, além de brasileiros dos quatro cantos do país, entre os quais a baiana Lydia Hortélio, referência nacional em cultura da infância. Lydia dedica-se à pesquisa e à documentação de Cultura da Infância e das Manifestações Musicais na zona rural do Município de Serrinha, sertão da Bahia, onde passou sua infância. Outro convidado de renome é o paulistano Paulo Freire. Violeiro, escritor e contador de causos, entrou no mundo da viola após morar no sertão do Urucuia, levado pelo romance “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa.

Entre os estrangeiros, destaca-se o canadense Dan Yashinsky, eleito melhor contador de histórias do Canadá pela Red Internacional de Cuentacuentos. É fundador do Festival de

Narração de Histórias de Toronto e cofundador da escola de contadores de histórias em Toronto. Lecionou em inúmeras universidades, incluindo a Trent University e a Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara.

Quem também marca presença é o libanês radicado na França Jihad Darwiche, conhecido por seu repertório das Mil e Uma Noites e contos de Nasrudin, pérolas das tradições árabes.

Toda essa troca de experiências conta com a curadoria de Regina Machado, professora da ECA-USP, precursora do trabalho com narrativas de tradição oral no Brasil e autora de livros como O Violino Cigano e Outros Contos de Mulheres Sábias, pela Companhia das Letras.

O encontro ocorrerá nos espaços do Itaú Cultural e Oficina Cultural Oswald de Andrade e grande festa de encerramento no Auditório Ibirapuera.

SERVIÇO
Boca do Céu – Festival internacional de contadores de histórias
Datas: 12 a 18/5
Locais: Itaú Cultural, Oficina Cultural Oswald de Andrade
Site http://bocadoceu.com.br/

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *