Cineasta JULIA REZENDE começa a filmar seu segundo longa, PONTE AÉREA

Depois de levar mais de 3,2 milhões de espectadores aos cinemas com Meu Passado Me Condena – terceiro filme nacional mais visto em 2013 – a cineasta Julia Rezende começa a rodar esta semana seu segundo longa-metragem. Em PONTE AÉREA romance produzido por Mariza Leão e protagonizado por Caio Blat e Leticia Colin, a diretora faz um retrato forte e intimista dos relacionamentos afetivos em sua geração.

“No cinema brasileiro pouco se falou ainda sobre como as pessoas de vinte e poucos anos lidam com a imensa dificuldade que se tem hoje de se envolver, de assumir compromissos. É o “amor líquido”‘, diz Julia, citando o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, autor do livro que leva esse título e que discute a ambivalência e fragilidade dos laços humanos nos tempos atuais.

Ponte Aérea-Julia Rezende-PROMO-28ABRIL2014

“Esse é um projeto que busca responder ao anseio por um cinema que retrate a juventude através de seus próprios olhos e de suas próprias questões. Uma história sobre amadurecimento, sobre amar e fazer escolhas. O filme pretende abordar questões tão presentes no cotidiano dos jovens dos grandes centros urbanos, que vivem livremente sua sexualidade, mas que, por outro lado, sofrem uma enorme inquietação na busca por um amor verdadeiro. Jovens que tentam aplacar seus anseios fazendo mil coisas ao mesmo tempo, atuando em todos os canais possíveis, utilizando variadas mídias para encurtar as distâncias e tornar realidades diferentes mais acessíveis e próximas. Jovens que querem engolir o mundo, mas que morrem de medo de serem engolidos por ele”, explica a diretora.

O roteiro, assinado por L.G. Bayão, Julia Rezende e Rafael Pitanguy, com colaboração de Patricia Corso, mostra a abissal diferença e a atração irresistível entre Bruno (Caio Blat) e Amanda (Leticia Colin), que se conhecem durante um voo Rio-São Paulo que por conta de uma tempestade tem a rota desviada e obriga os passageiros a passarem a noite em Belo Horizonte. Amanda é uma jovem publicitária paulistana bem resolvida e bem sucedida. Bruno, um pouco mais velho, é um promissor artista plástico carioca que ainda não teve coragem de investir na carreira e se nega a amadurecer. “Eles estão tentando conciliar seus sentimentos mais íntimos com as cobranças do início da vida adulta. Como conciliar o trabalho, as ambições profissionais, o desejo de viver uma relação madura, com o medo de assumir compromissos, as dores de uma perda e a dificuldade de lidar com as diferenças?”, diz Julia.

Serão seis semanas de filmagem em locações e externas no Rio de Janeiro e em São Paulo e o elenco contará ainda com atores como Emilio de Melo, Felipe Camargo e Silvio Guindane. Com previsão de estreia para o primeiro semestre de 2015, Ponte Aérea terá distribuição da Paris Filmes, Downtown Filmes e Paramount Pictures.

Sobre a diretora – Julia Rezende é carioca de 1986. Formada em História na PUC-Rio, estudou roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro com Paulo Halm e Jorge Duran. Estreou na direção de curtas-metragens com Elke (2007), documentário sobre Elke Maravilha. O filme foi exibido nos principais festivais de cinema do país e recebeu três prêmios, entre eles o de Melhor Documentário no Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. Seu primeiro filme de ficção, Nesta Data Querida (2009), foi premiado como melhor curta pelo júri popular no II Festival Paulínia de Cinema. Para a televisão dirigiu as séries Adorável Psicose (2010), Cara Metade (2011), Meu Passado me Condena (2012 e 2013) e Cê Faz o Quê? (2013) para o canal Multishow e o programa Santa Ajuda (2011) para o GNT.

FICHA TÉCNICA

Direção – Julia Rezende
Produção – Mariza Leão e Erica Iootty
Produção executiva – Tathiana Mourão
Roteiro – L.G. Bayão, Julia Rezende e Rafael Pitanguy; colaboração Patricia Corso
Direção de Fotografia – Dante Belluti
Direção de Arte – Fabiana Egrejas
Montagem – Maria Rezende
Figurino – Mel Akerman
Som – Felipe Machado
Elenco
Amanda – Letícia Colin
Bruno – Caio Blat
Fernando – Emílio de Melo
André – Felipe Camargo
Guido – Sylvio Zilber
Edu – Nicolas Cruz
Carol – Gabriela Rocha
Patrícia – Martha Nowill
Chicão – Silvio Guindane
Maria Eugênia – Cris Flores
Joana – Marina Rigueira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *