Festival CCBB de música urbana homenageia o Rock Brasília

O rock brasileiro teve seu momento de apogeu na década de 80, com especial destaque para o Rock Brasília, que, já retratado através de livros e documentários nacionais, rendeu uma safra de canções que se relacionam com a vida na cidade e anseios de uma classe artística em pleno momento de transição política. Estas músicas são entoadas até hoje por variadas bandas nacionais, dos mais diferentes estilos. Um exemplo claro é a canção Música Urbana, uma composição da banda brasiliense Abort o Elétrico, difundida até hoje pelo Capital Inicial.  Trata-se afinal de um conteúdo atemporal capaz de representar os anseios de uma juventude ativa através da música, assim como fez a chamada Turma da Colina.

O Festival CCBB de Música Urbana quer resgatar esta memória e fazer uma homenagem justa a este local e momento, a Brasília nos anos 80, ressaltando o seu legado para a história do rock nacional, com a participação de bandas brasilienses, paulistas e cariocas, com um repertório, em grande parte, de músicas daquela época. Além de expoentes do Rock Brasília, como Plebe Rude e os ex-integrantes da banda Legião Urbana, Marcelo Bonfá, com participação de Paulo Ricardo e Carlos Trilha, e Dado Villa-Lobos, com a banda Panamericana, que traz também em sua formação Dé Palmeira, Charles Gavin e Toni Platão. O lineup do festival inclui ainda bandas mais recentes que bebem na fonte do rock oitentista, como o Vespas Mandarinas, e representantes de veteranos de São Paulo, como Ultraje a Rigor e Nando Reis e Os Infernais.

O local é o Vale do Anhangabaú, que nos dias 10 e 11 de maio se transformará em um palco de encontro de gerações que de alguma forma se relacionaram e se relacionam com as memórias e mensagens do Rock Brasília.  Os shows começam sempre às 15h00 e seguem até aproximadamente 21h00, intercalados por DJ sets.

Para Carlos Trilha, ex-tecladista do Legião Urbana e diretor artístico do projeto, “a criação do Festival CCBB de Música Urbana é prova da  importância e da influência que o movimento rock de Brasília exerceu e ainda exerce sobre a música e a cultura produzidas no Brasil atualmente.  Grandes nomes do rock brasiliense e da música brasileira  lembrarão ao longo de seus shows os maiores sucessos e as músicas mais significativas da época do surgimento e popularização deste movimento,  que mudou tanto o jeito de se fazer arte e a música no Brasil”.

O Festival CCBB de Música Urbana é uma realização do Ministério da Cultura e Banco do Brasil, com produção da Cinnamon Comunicação, promoção da UOL e apoio do Paris 6.

Programação 

Sábado, 10 de maio 

  • 15h00 – Vespas Mandarinas
  • 17h00 – Panamericana (Dado Villa-Lobos, Dé Palmeira, Charles Gavin e Toni Platão)
  • 19h00 – Ultraje a Rigor

Domingo, 11 de maio

  • 15h00 – Plebe Rude
  • 17h00 – Marcelo Bonfá convida Paulo Ricardo e Carlos Trilha
  • 19h00 – Nando Reis e Os Infernais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *