Museu Casa de Portinari apresenta a exposição Capela da ‘Nonna’

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 15 abril, 2014 16:09

Museu Casa de Portinari apresenta a exposição Capela da ‘Nonna’

O público poderá matar a saudade de um dos principais espaços do Museu Casa de Portinari: a Capela da ‘Nonna’. A instituição da Secretaria de Estado da Cultura, administrada em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari) reproduziu, por meio de painéis e recursos cênicos a beleza do lugar que Candido Portinari pintou em 1941, especialmente para a avó Pellegrina orar. A mostra temporária “Capela da ‘Nonna’: Fé, Religiosidade e Arte” pode ser vista gratuitamente, na esplanada do museu, todos os dias, das 9h às 20h.

No espaço, recriado com as mesmas dimensões da capela original, estão impressos São Francisco de Assis, Santa Luzia, São Pedro, São João Batista, a Sagrada Família, entre outras figuras sacras admiradas pela família. As imagens dos santos têm as formas de parentes e amigos de Portinari, uma tradição presente na pintura do século XV retomada por Portinari, principalmente entre artistas flamengos e italianos. Para ser ainda mais esclarecedora, esses detalhes estarão disponíveis para conhecimento em painéis que também podem ser apreciados no ambiente.

“A réplica da Capela da ‘Nonna’ tem dois grandes méritos: primeiramente, compor uma programação que complementará a tão esperada reabertura do Museu Casa de Portinari, após o seu restauro, alcançar novos públicos, fortalecer a atuação extramuros da instituição e estimular o interesse na visita ao museu. Em seguida, dar a conhecer este conjunto de arte sacra tão significativo e ímpar na obra de Candido Portinari, em forma de capela, dentro da própria residência da família, feita para a avó num gesto de amor e carinho. Sem dúvida, um diferencial e ponto alto do Museu Casa de Portinari”, explica a diretora do Museu Casa de Portinari, Angelica Fabbri.

Também fazem parte da itinerância uma sala com projeções de vídeos sobre o pintor, uma releitura dos jardins do Museu Casa de Portinari, com os canteiros que formam a palavra DIO (Deus em italiano), as roseiras cultivadas por Dona Domingas, mãe do artista, e textos com informações sobre a vida e obra de Portinari e a história do Museu.

A mostra está em cartaz na esplanada do museu, todos os dias, das 9h às 17h. O endereço é Praça Candido Portinari, nº 298, Brodowski/SP. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3664-4284 ou pela página do museu: www.museucasadeportinari.org.br.

SERVIÇO
“Capela da ‘Nonna’: Fé, Religiosidade e Arte”
Local: Praça Candido Portinari, s/nº – Brodowski/SP
Horário: todos os dias, das 9h às 20h
Informações: (16) 3664-4284
Entrada: gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 15 abril, 2014 16:09


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Angry Birds 2

Facebook

O Clube dos Canibais
Meu Nome é Daniel