Mostra “Meu Filme…” exibe longa “Diário de uma busca” de Flávia de Castro

Em outubro de 1984, Celso Castro, jornalista com uma longa história de militância de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um ex-oficial nazista, onde entrou a força. A polícia sustenta que se trata de um suicídio. O episódio, digno de um filme de suspense, é o ponto de partida de Flavia, filha de Celso e diretora do filme que decide reconstruir a história da vida e da morte do homem singular que foi o seu pai.

Flávia de Castro-Diario de uma busca-15ABRIL2014

É uma viagem no tempo e na geografia: a diretora volta a Porto Alegre, Santiago, Buenos Aires, Caracas e Paris, cenários do exílio familiar, da ilusão e do fracasso de um projeto político. O resultado é um documentário poderoso e comovente que combina magistralmente a intriga policial, os testemunhos de familiares e companheiros e o relato na primeira pessoa de uma infância vivida entre o exílio e a luta armada.

As vozes imbricadas de Celso (de suas cartas) e de sua filha constroem um retrato íntimo de uma relação marcada pela história e pela ausência. O documentário foi vencedor de júri e crítica no Festival de Gramado; melhor documentário e prêmio da crítica internacional no Festival do Rio; melhor filme no Festival de Cinema de Punta del Este e melhor documentário no Festival de Biarritz , todos no ano de 2010.

A exibição tem início às 20h, a entrada é gratuita. Não recomendado para menores de 10 anos.

Mostra “Meu Filme…”

A ampliação do acesso às novas tecnologias e o crescente fenômeno de exposição da intimidade nos mais diversos meios digitais tem reverberado conceitualmente e de forma consistente sobre a recente produção cinematográfica brasileira. Cresce a cada dia a produção de filmes que descortinam o universo do próprio autor, tornando público um assunto particular. Esses “espelhos” fílmicos apresentam intenso discurso existencialista, compondo universo audiovisual novo. Sintonizado a essas novas produções, o Sesc Pircaicaba apresenta cinco títulos que dialogam com esse olhar cinematográfico de singular subversão estética e discursiva, com o objetivo de provocar reflexões sobre esse novo “jeito” de contar uma história. Ainda estão programados os filmes: Otto, de Cao Guimarães (21/4); Elena, de Petra Costa (23/4) e Uma longa viagem, de Lucia Murat (29/4). 

SERVIÇO

Mostra “Meu Filme…”
Diário de uma busca (2011, cor, 108’ I Dir: Flávia Castro)
Quando: 15 de abril, terça, às 20h.

Local: Teatro.
Classificação: Não recomendado para menores de 10 anos.
Grátis. A Retirada de ingressos tem início uma hora antes da exibição.
Acesse o portal para mais informações sobre a programação www.sescsp.org.br/piracicaba
Endereço – Rua Ipiranga, 155 – Centro
Tel: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *