CINEMATECA BRASILEIRA traz neste feriado retrospectiva do cineasta Karim Aïnouz

Com uma filmografia iniciada em 1993, com o curta-metragem Seams, Karim Aïnouz é um dos mais importantes cineastas contemporâneos. Sua estreia na direção de longas-metragens foi com Madame Satã, um dos filmes mais impactantes dos anos 2000. Brilhantemente interpretado por Lázaro Ramos, o filme traz um protagonista em busca de transformação, a sexualidade como um pulso vital e um trabalho de grande beleza plástica – características que têm permeado seus filmes seguintes.

Retrospectiva Karim Aïnouz-PROMO PHOTOS-15ABRIL2014-01

O céu de Suely, seu segundo longa-metragem, estreou no Festival de Veneza, obtendo recepção calorosa. No Brasil, recebeu os prêmios de Melhor filme, diretor e atriz para Hermila Guedes no Festival do Rio de 2006. Com excelente fotografia de Walter Carvalho, O céu de Suely trabalha a paisagem do sertão de maneira original, incorporando-a à psicologia de sua personagem, que vive um eterno desejo de trânsito e reinvenção.

Em parceria com Marcelo Gomes, Karim realiza em seguida Viajo porque preciso, volto porque te amo. Todo filmado a partir de uma câmera subjetiva, Viajo… reúne imagens documentais colhidas pelos diretores nos anos 1990, articuladas a uma narrativa ficcional contada em primeira pessoa pela voz do protagonista, interpretado por Irandhir Santos. Excelente exercício de montagem, foi premiado em diversos festivais brasileiros e internacionais, entre os quais o Festival do Rio de 2009 (Melhor direção e fotografia).

Inspirado na canção Olhos nos olhos, de Chico Buarque, Karim filma O abismo prateado, um longa de coração partido, numa bela parceria com Alessandra Negrini. O filme teve sua estreia no Festival de Cinema de Cannes na mostra Quinzena dos Realizadores em 2011.

Além dos longas, a mostra destaca outros trabalhos de Karim, como Rifa-me, curta-metragem inspirado num cordel e que deu origem a O céu de Suely; Paixão nacional, filme que encontra ecos em seu novo longa, Praia do futuro; e Seams, curta documental onde entrevista suas cinco tias e que marcou sua estreia como diretor.

Também excelente diretor de atores, seus filmes trazem marcantes atuações de seu elenco – como Lázaro Ramos e Marcélia Cartaxo em Madame Satã, Hermila Guedes e João Miguel em O céu de Suely, Irandhir Santos em Viajo porque preciso, volto porque te amo e Alessandra Negrini em O abismo prateado. A eles, juntam-se Wagner Moura, Clemens Schick e Jesuíta Barbosa em Praia do futuro, novo filme de Karim Aïnouz com estreia marcada para o dia 15 de maio.

A Cinemateca Brasileira agradece à Videofilmes, Vitrine Filmes, RT Features, California Filmes, Coração da Selva e Karim Aïnouz que nos cederam seus filmes para a realização desta retrospectiva.

PROGRAMAÇÃO 

Sexta, 18 de abril

18h00 SEAMS | SONNENALLEE | RIFA-ME
20h00 MADAME SATÃ

Sábado, 19 de abril

19h00 HIC HABITAT FELICITAS | PAIXÃO NACIONAL
21h00 O CÉU DE SUELY

Domingo, 20 de abril

18h00 VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO
20h00 O ABISMO PRATEADO

Quinta, 24 de abril

20h00 VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO

Sexta, 25 de abril

20h00 O ABISMO PRATEADO

Sábado, 26 de abril

17h00 MADAME SATÃ
19h00 HIC HABITAT FELICITAS | PAIXÃO NACIONAL

Domingo, 27 de abril

18h00 SEAMS | SONNENALLEE | RIFA-ME
20h00 O CÉU DE SUELY

Quinta, 01 de maio

20h00 O ABISMO PRATEADO

Sexta, 02 de maio

20h00 O CÉU DE SUELY

Sábado, 03 de maio

19h00 HIC HABITAT FELICITAS | PAIXÃO NACIONAL
21h00 VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO

Domingo, 04 de maio

18h00 SEAMS | SONNENALLEE | RIFA-ME
20h00 MADAME SATÃ

FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES 

O Abismo Prateado
Brasil, 2011, 35mm, cor, 84 min
Elenco: Alessandra Negrini, Milton Gonçalves, Thiago Martins
Violeta é uma dentista de 40 anos, casada e com um filho adolescente. Ela está pronta para começar mais um dia em sua rotina, quando recebe uma mensagem desconcertante no celular. O Abismo Prateado é a pequena odisséia de Violeta pelas ruas do Rio de Janeiro no dia em que seu marido a deixa pra trás. É a noite em que Violeta se dependura em um abismo que escuro se torna prateado.

Não indicado para menores de 12 anos.

O Céu de Suely
Brasil/França/Alemanha, 2006, 35mm, cor, 88 min
Elenco: Hermila Guedes, Georgina Castro, João Miguel, Marcelia Cartaxo
Dois anos atrás Hermila partiu para São Paulo. Agora ela está de volta a Iguatu, no sertão cearense, como filho e à espera do marido. Não demora muito e Hermila se dá conta de que precisa ir embora dali outra vez. Ela adota o nome de Suely e resolve rifar o próprio corpo com o objetivo de levantar dinheiro e ir embora o mais rápido possível. Enfrentando perdas doloridas, ela vê a possibilidade de um novo começo.

Não indicado para menores de 16 anos

Hic Habitat Felicitas
Brasil/EUA, 1996, 16mm, cor, 31 min | Exibição em dvd
Hic habitat felicitas – aqui mora a felicidade – here lives happiness, dizem velhas gravações encontradas nos falos nas áreas de prostituição em Pompéia. Aqui mora a felicidade, aqui mora a felicidade.
Um conto sobre sexualidade no colonialismo. Mathias, um viajante europeu, passa por uma cidade da costa, abaixo do Equador, e implode a rotina daqueles que encontra. Nas suas próprias palavras: “A tonalidade de pele deles me atrai como um abismo”.

Não indicado para menores de 14 anos

Madame Satã
França/Brasil/Holanda, 2002, 35mm, cor, 105 min
Elenco: Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo, Flávio Bauraqui, Fellipe Marques
Lapa anos 30: o cotidiano e a intimidade de João Francisco dos Santos – malandro, artista, presidiário, pai adotivo, negro, pobre, homossexual – e seu círculo de amigos, antes de se transformar no mito Madame Satã, lendário personagem da boemia carioca.

Não indicado para menores de 16 anos

Paixão Nacional
Brasil/Canadá/EUA, 1994, 16mm/super 8/video, cor, 9 min | Exibição em dvd
Uma trilogia sobre identidade sexual. Neste capítulo, um cearense foge do Brasil em um cargueiro de um avião e morre congelado.

Não indicado para menores de 12 anos

Rifa-me
Brasil, 2000, 35mm, cor, 27 min | Exibição em dvd
Rifa-me filma momentos prosaicos na vida de uma mulher de Quixeramobim que decidiu, para conseguir dinheiro e sair da cidade, rifar a si mesma por uma noite no motel.

Não indicado para menores de 12 anos

Sonnenallee
Alemanha/Emirados Árabes, 2011, super 8/digital, cor, 12 min | Exibição em dvd
Sonnenallee é uma rua famosa no sudoeste de Berlim, lar para um grande número de imigrantes árabes. Quando o Muro de Berlim ainda dividia a cidade, um jovem foi alvejado ao tentar atravessar para Berlim Ocidental perto de um posto de controle em Sonnenallee. Ele foi o último fugitivo morto antes da queda do Muro. Sonnenallee é um ensaio sobre fronteira e exílio. É um filme sobre um lugar imaginário – uma estrada cheia de neve, um horizonte explodindo com chuva, as luzes noturnas de um parque de diversões.

Não indicado para menores de 12 anos

Seams
Brasil/EUA, 1993, 16mm, cor, 29 min | Exibição em dvd
Karim entrevistas suas cinco tias, deliciosamente excêntricas, sobre visões do amor, família e casamento.
Livre

Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo
direção de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes
Brasil, 2010, 35mm, cor, 75 min | Exibição em Beta digital
Elenco: Irandhir Santos
José Renato, geólogo, 35 anos, é enviado para realizar uma pesquisa de campo durante a qual terá que atravessar todo o sertão nordestino. O desolamento da paisagem parece ecoar em José Renato e a pesquisa geológica vai sendo contaminada pela sensação de desamparo, pela saudade incessante da ex-mulher, por uma vontade de voltar pra casa. Ele decide ir em frente, na esperança que a travessia transmute seus sentimentos. Assim como um astronauta depois de atravessar o espaço sideral, assim como um marinheiro depois de cruzar um oceano – para José Renato, nada mais será como antes.

SERVIÇO
Evento: Retrospectiva Karim Aïnouz
Data: 18 de abril a 04 de maio
Local: CINEMATECA BRASILEIRA
Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – próximo ao Metrô Vila Mariana
Não indicado para menores de 14 anos
Informações para o público: (11) 3512-6111 (ramal 215)
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *