Reencantamento do mundo através da Arte é tema de palestra na Casa de Cláudio de Souza

“Para Reencantar o Mundo por meio da Arte”, é o tema da palestra que a professora, mestre em Educação, compositora e cantora Isli Melanie vai apresentar na Casa de Cláudio de Souza/subunidade do Museu Imperial, na próxima quarta-feira, 16 de abril, às 19h, com entrada franca. O evento faz parte do projeto “Arte Brasil – um giro pela nossa trajetória artística”, coordenado pela artista plástica Graça Pimentel.

Na palestra, Isli Melanie irá abordar o fundamental papel que a arte tem no desenvolvimento humano e cultural. “Em tempos de intolerância étnica, AIDS, desigualdade social, precisamos reinventar o mundo. Para encontrar o verdadeiro sentido das coisas, necessitamos tentar um novo encantamento: o reencantamento das percepções humanas através da Arte”, diz Isli.

A educadora considera que a arte é um exercício de sensibilidade e intuição que une os povos e as culturas, fortalece a identidade de cada cidadão, estimula a responsabilidade social e, além de todas as outras coisas, torna a vida muito mais alegre. “A arte nos possibilita reinventar o mundo nos reaproximando do sagrado e, pouco a pouco, nos libertando do materialismo castrador. Ela estimula o aprimoramento das pessoas e das sociedades, tornando o mundo um lugar digno de ser vivido”.

O projeto “Arte Brasil – um giro pela nossa trajetória artística”, criado por Graça Pimentel, foi iniciado no ano passado na Casa de Cláudio de Souza envolvendo uma série de palestras que, através de temáticas específicas, abrangem a história da Arte no Brasil. Ele tem o objetivo de formar público e criar interesse, principalmente nos jovens, sobre a arte brasileira desde a vinda da família real portuguesa para o país.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, Centro, Petrópolis. Informações pelos telefones: (24) 2231-5156 e 2231-4722.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *