Espetáculo circense SOYUZ faz apresentações em São Caetano do Sul e São Paulo

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 11 abril, 2014 12:12

Espetáculo circense SOYUZ faz apresentações em São Caetano do Sul e São Paulo

O espetáculo circense SOYUZ se apresenta dias 19 e 20 de abril, sábado e domingo, às 18h, em São Caetano do Sul e São Paulo respectivamente. Realizado pelo tradicional Circo dos irmãos Marambio, evento conta com a participação do grupo Troyka de danças folclóricas russas nas apresentações, que têm entrada franca. Projeto foi beneficiado pelo PROAC – Programa de Ação Cultural 2013.

Em SOYUZ os artistas do Circo Marambio e bailarinos do Grupo Troyka de Danças Folclóricas Russas revezam-se em diferentes números: acrobacias, palhaços, aéreos, equilibrismo, danças e performances. Com destaque para as apresentações de Báscula Russa e Parede de Acrobacias no Trampolim. “O espetáculo é uma apresentação circense adaptada aos teatros e centros culturais. Apesar de não ser na lona, acontece de forma completa”, afirma Ramon Marambio, diretor do espetáculo.

Os números apresentados intercalados pela dança remetem à tradição circense, enquanto a dramaturgia do espetáculo e sua concepção cênica dialogam com elementos do circo contemporâneo. Projeto foi realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2013, Secretarias Municipais de Cultura, Prefeituras e Abracirco.

Sobre o Circo Marambio: Os irmãos Marambio (Ramon, Paulo e Jéssica) são a quarta geração de artistas circenses. Nascidos e criados em circo, passaram a residir em São Paulo na década de 90 e, em 2002, decidiram formar uma trupe para trabalhar em espaços alternativos às lonas de circos. O Circo Marambio trabalha há anos com tradicionais espetáculos circenses, desejando manter viva a arte e o modo clássico do circo. Apesar disto, incorporando elementos cênicos e propostas atuais, já realizou montagens contemporâneas de espetáculos temáticos como o Wall Street Acrobatics e Urbanus Circus Band. A trupe é composta pelos irmãos e diversos artistas circenses que faziam parte do grupo quando tinham espetáculos fechados e formaram outros artistas, oriundos de escolas de circo, que juntos aprenderam os detalhes do tradicional circo, além de clássicos números como Báscula Russa, Canastilha, Paradas de Mão, Malabares, Palhaços, entre outros.

Sobre o Grupo Troyka: Fundado em 1982, teve suas raízes (1977) nos festejos Natalinos “YOLKA” na Igreja Ortodoxa Russa Santíssima Trindade da Vila Alpina, onde as crianças aprendiam os cantos e cirandas natalinos. Desenvolveu-se, cresceu e integrou-se ao Círculo Cultural Nadejda. Hoje o Grupo Troyka é formado por russos, filhos, parentes e simpatizantes desta riquíssima cultura. Apresentou-se várias vezes em Brasília, viajou pelo Estado de São Paulo acompanhando por alguns músicos e cantores, que mais tarde fundaram o coral Melodia. O Grupo Troyka ficou 25 anos sob a direção do competentíssimo Professor e Coreógrafo Igor Ivanovicth Pushnoff (falecido em 2009). Atualmente o grupo é dirigido pela coreografa e bailarina clássica Roselene Pushnoff. O Prof. Igor sempre deu uma atenção especial à autenticidade dos trajes e danças, fazendo muitas pesquisas e importando alguns trajes, além disto, foi um conhecido dançarino em seu país natal.

SERVIÇO
São Caetano do Sul
Data: 19 de abril, Sábado, às 16h – Entrada Franca
Local: Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho
Endereço: Alameda Conde de Porto Alegre, nº 840 – Santa Maria – São Caetano do Sul
Lotação: 1.122 lugares
Ar condicionado
Estacionamento
Fone: 4220-3924 / 4238-3030

São Paulo
Data: 20 de abril, Domingo, às 16h – Entrada Franca
Local: Teatro do CEU Aricanduva
Endereço: Rua Olga Fadel Abarca, s/n – Jardim Santa Terezinha (Zona Leste) – São Paulo – SP
Lotação: 425 lugares
Ar condicionado
Estacionamento
Fone: 2723-7558

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 11 abril, 2014 12:12


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook