Grupo de capoeira angola KABULA RIO promove “Roda de Capoeira e Oficina De Dança Afro com Valéria Monã” no Cais do Valongo

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 7 abril, 2014 11:06

Grupo de capoeira angola KABULA RIO promove “Roda de Capoeira e Oficina De Dança Afro com Valéria Monã” no Cais do Valongo

O grupo de capoeira KABULA RIO em parceria com o movimento cultural “Conexão Carioca de Rodas na Rua”, realiza mensalmente a Roda de Capoeira do Cais do Valongo. No próximo dia 19 de abril, a partir das 10h30, na Zona Portuária, na Av. Barão de Tefé, s/n (em frente ao centro cultural da ação e da cidadania), acontece a  Oficina De Dança Afro com Valéria Monã.

A oficina A oficina propõe o resgate das origens de certos valores artísticos e cultuados contemporaneamente, e o fez por intermédio de uma conexão com a linguagem corporal ancestral – um amálgama das danças modernas e das tradicionais africanas. Uma espécie de jogo formado por leitura e releitura, descoberta e redescoberta da memória do corpo negro, tendo em vista uma perspectiva política voltada para garantia de visibilidade e de aporte técnico para expressividades artísticas tradicionais do povo negro que, por preconceito, ainda são pouco valorizadas.

A partir das 11h30 começa a Roda de Capoeira no mesmo local. Toda a programação é gratuita e alunos das instituições de ensino públicas e privadas receberão certificação pela participação no evento.

Além das apresentações públicas de capoeira angola, o grupo promove também as Rodas dos Saberes, palestra ou Rodas dos Fazeres, oficinas sobre identidade e manifestações culturais na Zona Portuária.

Este conjunto de ações fez com que o grupo fosse contemplado no Prêmio Porto Maravilha Cultural da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), com o projeto “O Porto importa – memórias do Cais do Valongo” que tem o objetivo de preservar a memória; promover a divulgação e valorização do patrimônio cultural imaterial das culturas de matriz afrodescendentes, que têm o seu berço histórico na Região Portuária do Rio de Janeiro.

Sobre o KABULA

Integrante da Conexão Carioca de Rodas na Rua, Kabula Rio é uma escola de capoeira angola criada em 2004 por Carlo Alexandre Teixeira da Silva (Mestre Carlão) com sede nacional no Rio de Janeiro e sede internacional em Londres. Movimento corporal e pensamento integrados fazem parte da missão do Kabula que propõe que a capoeira angola seja ferramenta de transformação social e cultural, entendendo-a como prática esportiva, modalidade de desenvolvimento holístico do ser humano e meio de disseminação dos valores e conhecimentos de matriz africana. Através de aulas, oficinas e eventos de capoeira, juntamente com a realização de atividades de intercâmbio e vivências com outros grupos, é que o Kabula busca atingir esse objetivo.

O Kabula também desenvolve atividades com o objetivo de transmitir e valorizar a história, a estética, a filosofia e o conhecimento de outros saberes populares brasileiros, especialmente de matriz africana, como o samba de roda, o jongo e o candomblé. Assim, há o incentivo ao desenvolvimento de parcerias, projetos e propostas de intercâmbio com outros grupos culturais e a realização e participação em palestras sobre estas temáticas. O Kabula também procura integrar a prática da capoeira com outras linguagens artísticas, como a música, a dança, as artes cênicas e as artes visuais, realizando apresentações e promovendo oficinas com profissionais reconhecidos nessas áreas de atuação.

SERVIÇO
Roda de Capoeira e Oficina De Dança Afro com Valéria Monã
Data: 19 de abril de 2014
Horário 10h30 – Roda dos Fazeres: Oficina de “Dança Afro” com Valéria Monã
Horário: 11h30 – Roda de Capoeira do Cais do Valongo
Local: Av. Barão de Tefé, s/n (em frente ao centro cultural da ação e da cidadania- Zona Portuária. Em caso de chuva, as atividades são transferidas para o Instituto dos Pretos Novos na Rua Pedro Ernesto 32,34 – Gamboa.
Classificação: Livre
Gratuito

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 7 abril, 2014 11:06


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook