Projeto As Cigarras e as Formigas apresenta exposição sobre educação ambiental na Estação Cultural em Santa Bárbara d’Oeste

Inspirada na fábula atribuída a La Fontaine, poeta e fabulista francês, o projeto As Cigarras e as Formigas vai até a cidade de Santa Bárbara d’Oeste levando exposição artística que busca trazer vida cultural aos visitantes. A iniciativa tem entrada gratuita e acontece na Estação Cultural com início no dia 9 seguindo até 23 de abril. O projeto é realizado com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural) pela 3S Projetos com o apoio da Fundação Romi.

“As Cigarras e as Formigas” reproduz em escala ampliada insetos representando a cigarra e a formiga através de esculturas feitas utilizando a técnica de empapelamento (que trabalha com jornal e cola). Além de apreciar a intervenção, as pessoas podem retirar livretos com a releitura da fábula de La Fontaine e também uma revista com atividades sobre o tema de meio ambiente para crianças.

A famosa fábula conta a história de uma cigarra que canta durante o verão, enquanto a formiga trabalha acumulando provisões em seu formigueiro. No inverno, desamparada, a cigarra vai pedir abrigo à formiga. Esta pergunta o que a outra fez durante todo o verão. “Eu cantei”, responde a cigarra. “Então agora, dance”, rebate a formiga, deixando-a do lado de fora.

“Esta é uma iniciativa que busca levar cultura e reflexão ambiental para os visitantes da exposição. A proposta é quebrar a lógica de ‘objetos dados’ para nos tornarmos agentes ativos de uma relação com os objetos que estão à nossa disposição. Vamos instigar as pessoas para que visualizem e projetem de forma palpável, pensamentos, personagens e sentimentos, estando nesses uma possibilidade de transformação” explica Izabel Magnani, artista plástica responsável pela exposição.

SERVIÇO
Exposição As Cigarras e as Formigas – SBO
Data: de 9 a 3 de abril
Horário de visitação: De terça a sexta das 9 às 18 horas; Sábado das 8 às 17 horas e Domingo das 8 às 12 horas
Local:
Estação Cultural
Endereço: Avenida Tiradentes, 2 – Centro – Santa Bárbara d’Oeste
Entrada gratuita

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *