Sesc Thermas traz para Prudente Mostra Encontro com o Cinema Alemão em abril

Neste mês de Abril vem para Presidente Prudente a Mostra Encontro com o Cinema Alemão que vai do dia 1 até o dia 5 de abril numa parceria do Sesc com Goethe-Institut. A Mostra traz um fragmento da safra de filmes produzidos no final do século 20 e início do século 21 na Alemanha. Serão exibidos 10 filmes articulados com as questões contemporâneas da sociedade ocidental e com dois grandes temas da história do país: a Segunda Guerra Mundial e a vida na Alemanha Oriental.

Mostra Encontro com o Cinema Alemão-A Vida e um canteiro de Obras-02ABRIL2014

Todos os longas-metragens vão ser exibidos gratuitamente na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, no Centro Cultural Matarazzo. As sessões acontecem às 18h30 e às 20h30, de 1 a 5 de abril. A entrada é grátis.

O primeiro filme a ser exibido é “Berlin is in Germany”, dia 01, terça, às 18h30. O filme conta a história de Martin que após um longo período de reclusão, que teve início ainda nos tempos da antiga RDA, é posto em liberdade na nova Berlim unificada. Involuntariamente, ele entra em conflito com a polícia, mas com a ajuda de sua mulher, consegue ser libertado e tem uma segunda chance.

Logo em seguida, no mesmo dia, às 20h30, começa o filme “A vida é um canteiro de obras”. O jovem operário Jan Nebel se envolve por engano em um confronto de rua entre manifestantes e policiais e perde o seu emprego. Seu pai morre e Jan ainda teme o resultado de um teste de AIDS. É um filme provocante e, às vezes, cômico, sobre a postura de vida de uma nova geração da cidade grande.

Na quarta, dia 02, às 18h30, é a vez do longa “O que permanece” mostra a vida de Günter e Gitte (foto), um casal que vive numa luxuosa casa cercada pela natureza e aguardam ansiosos pela visita do seu filho Marko, que virá de Berlim trazendo consigo o neto Zowie. Aparentemente, tudo está em ordem e garantido – até o momento em que Gitte, que já sofre de depressão há vários anos, comenta estar curada e que deixou de tomar os medicamentos.

Às 20h30 de quarta, “Todos os outros” é o filme em cartaz da sala Condessa Filomena Matarazzo. A trama traz a história de Gitti e Chris, um casal com muitas diferenças e idades na casa dos trinta, que tentam desfrutar suas férias isolando-se a dois. Um casal que, longe de todos os outros, mantém seus rituais. Só não conseguem fugir um do outro.

“Sonnenallee” traz um Retrato humorístico da vida dos jovens na Berlim de 1973 através da Sonnenallee, avenida que tem o trecho mais longo na Berlim Ocidental e seu trecho mais curto na Oriental de uma cidade ainda dividida. A exibição do filme acontece no dia 03, quinta-feira, às 18h30.

“4 dias em Maio” é retratado na Alemanha de 1945, quatro dias antes do término da Segunda Guerra Mundial. Neste período, um pequeno grupo de soldados russos ocupa um orfanato na costa do mar Báltico e tenta se arranjar com os habitantes. Na praia ainda há um grupo de soldados alemães, prestes a fugir para Dinamarca. Um filme sobre a guerra, pouco provável, mas com base em fatos reais e que será o próximo longa a ser exibido na noite do dia 3, quinta-feira, às 20h30.

“Yella” e “Nenhum lugar para ir” são as opções de longas para a sexta-feira, dia 4. Às 18h30, Yella parte. Ela anseia pelo futuro. Deseja que a existência que tem levado se torne simplesmente uma questão do passado. Durante a viagem, conhece um homem que opera no mercado de capital de risco. Yella dá provas de competência como sua assistente, mas momentos de sua vida pregressa misturam-se a sua nova vida. Já “Nenhum lugar para ir”, às 20h30, mostra as últimas semanas de vida da escritora Gisela Elsner, morta em 1992, narradas pelo filho – o cineasta Oskar Roehler. A escritora, aqui chamada Hanna Flanders, não consegue lidar nem com o próprio desenvolvimento pessoal nem com o desenvolvimento político responsável pela extinção da RDA e a reunificação alemã.

O último dia da Mostra Encontro com o Cinema Alemão, sábado, dia 05, começa com o filme “Bem-vindo á Alemanha”, às 18h30. Ele se passa em 1964, e Hüseyin Yilmaz sai da Turquia com destino á Alemanha. Mais tarde, traz a esposa e os filhos. Sua neta revela com afeto e humor a história da família durante a viagem de férias do clã a seu lugar de origem. Qual é a sua verdadeira pátria é a questão que cada um deverá colocar para si mesmo.

Por fim, “Adeus Lenin!” encerra a Mostra na cidade às 20h30. O longa conta que em Berlim (leste), outono de 1989: a mãe de Alex Kerner entra em coma após sofrer um infarto, razão pela qual a queda do muro lhe passa despercebida. No verão de 1990, ela recobra a consciência, porém o médico adverte que qualquer excitação pode ser-lhe fatal. Alex terá de esconder da mãe a extinção do Estado do SED (Partido Socialista Único). Ele e seus amigos enganam a mulher enferma, fazendo parecer que a RDA ainda existe.

Um excelente programa pra quem gosta de cinema, arte, arquitetura história e cultura.

PROGRAMAÇÃO Mostra Encontro com o Cinema Alemão

Berlin is in Germany
Terça, dia 01,
Às 18h30 na sala de cinema “Condessa Filomena Matarazzo” no Centro Cultural Matarazzo
Grátis

A vida é um canteiro de obras
Terça, dia 01,
Às 20h30, na sala de cinema “Condessa Filomena Matarazzo” no Centro Cultural Matarazzo,
Grátis

O que Permanece
Quarta, dia 02,
Às 18h30 na sala de cinema “Condessa Filomena Matarazzo” no Centro Cultural Matarazzo
Grátis

Todos os Outros
Quarta, dia 02,
Às 20h30, na sala de cinema “Condessa Filomena Matarazzo” no Centro Cultural Matarazzo,
Grátis

Sonnenallee
Quinta, dia 03,
Às 18h30 na sala de cinema “Condessa Filomena Matarazzo” no Centro Cultural Matarazzo,
Grátis

4 dias em Maio
Quinta, dia 03,
Às 20h30 na sala de cinema “Condessa Filomena Matarazzo” no Centro Cultural Matarazzo,
Grátis.

Yella
Sexta, dia 04,
Às 18h30 na sala de cinema “Condessa Filomena Matarazzo” no Centro Cultural Matarazzo,
Grátis

Nenhum Lugar para ir
Sexta, dia 04,
Às 20h30 na sala de cinema “Condessa Filomena Matarazzo” no Centro Cultural Matarazzo,
Grátis

Bem-vindo á Alemanha
Sábado, dia 05,
Às 18h30 na sala de cinema “Condessa Filomena Matarazzo” no Centro Cultural Matarazzo,
Grátis.

Adeus Lenin!
Sábado, dia 05,
Às 20h30, na sala de cinema “Condessa Filomena Matarazzo” no Centro Cultural Matarazzo,
Grátis.

SERVIÇO
Evento: Mostra Encontro com o Cinema Alemão
Data: de 01 a 05 de Abril | Horário: consultar a programação
Local: Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, no Centro Cultural Matarazzo
Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 749 – Presidente Prudente
Classificação etária: consultar no local
Ingressos: entrada franca.
Informações para o público: (18) 3226-3399
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *