Poesias de Verlaine e Rimbaud são tema do primeiro ciclo da ‘Dégustation Littéraire’ da Aliança Francesa Centro

Com o objetivo de conhecer a literatura francesa clássica e moderna e desenvolver a capacidade oral e escrita do idioma francês, a Aliança Francesa abre inscrições para o ciclo do curso especial “Dégustation Littéraire”, que chega pela primeira vez à filial do Centro. Os textos e a relação conturbada dos poetas franceses Jean-Nicolas Arthur Rimbaud e Paul Verlaine serão estudados neste primeiro ciclo que começa dia 2 e segue sempre às quartas-feiras até o dia 30 de abril. “Fiz Mestrado sobre o poeta Arthur Rimbaud, um dos contemplados no primeiro atelier. Junto com Verlaine, os dois formam uma dupla de poetas em cuja poesia podemos encontrar o gérmen da poesia moderna, do século XX. Rimbaud mais do que Verlaine revolucionou a forma e o conteúdo da lírica francesa, mudando para sempre o modo como se lê e se faz poesia”, afirmou o professor Élvio Cotrim sobre a escolha dos autores. O próximo tema será o teatro do absurdo de Ionesco em data a ser confirmada.

Ao todo, o “Dégustation Littéraire” terá cinco ciclos temáticos com sessões de duas horas, sempre às quartas-feiras. As inscrições podem ser feitas na filial do Centro até o dia da primeira aula. Para aproveitar plenamente o curso, no entanto, é recomendado um nível de entendimento equivalente à classificação “B2” na metodologia da Aliança Francesa, que segue o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Ou seja, o aluno precisa compreender o conteúdo principal de assuntos concretos e abstratos de um texto complexo; conversar de forma desenvolta e espontânea com interlocutores nativos; e expressar-se de maneira clara e detalhada.

Aliança Francesa

Com quase 130 anos de experiência internacional, a Aliança Francesa é a única instituição no Brasil reconhecida pela Embaixada da França a realizar os exames para obtenção dos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. É também centro de aplicação dos testes para a obtenção dos diplomas e certificados internacionais: TCF, TEF, CAPES/CNPq.  A Aliança francesa no Brasil desenvolve parcerias com várias empresas francesas e brasileiras além de ser um ator essencial do dialogo cultural franco-brasileiro. Por tudo isso, Aliança Francesa é sinônimo de tradição, excelência, cultura e conhecimento.

SERVIÇO
Dégustation Littéraire
Datas: 2, 9, 16 e 30 de abril
Horário: 18h 30m
Local: Aliança Francesa Centro
Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 58 / 3º andar
Preço: R$ 494,40
Mais informações: www.rioaliancafrancesa.com.br ou pelo telefone 2215-8522

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *