Exposição tátil explora o mundo dos sentidos no CIS Guanabara em Campinas

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 1 abril, 2014 09:22

Exposição tátil explora o mundo dos sentidos no CIS Guanabara em Campinas

Sentir a vida literalmente na ponta dos dedos é a proposta desta exposição nada convencional que tem abertura no CIS Campinas (Centro Cultural de Inclusão Social da Unicamp) no dia 2 de abril. Com obras criadas especialmente para este evento, a mostra “Na Ponta dos Dedos” conta com toda a sensibilidade da artista plástica Tatiana Zylberberg e Vera Pinke e fica aberta para visitação gratuita de 2 a 26 de abril sempre de quarta a sábado, das 13h às 19h. O projeto é realizado pela 3S projetos com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) em parceria com a ACEBEM (Associação dos Cegos do Bem).

As autoras-artistas produziram 20 obras táteis buscando provocar nos visitantes outros modos de ver-compreender a realidade e fazer sentir-pensar sobre como estão lidando com a Vida. Basearam-se principalmente em ideias de Thomas Armstrong no livro a “Odisseia do desenvolvimento humano: navegando pelos 12 estágios da vida”, de Leonardo Boff em “O cuidado necessário” e de Maurice Merleau-Ponty em “Fenomenologia da Percepção”. A exposição tem uma ambientação sonora composta e interpretada por Fernando Bacelar e Aldenor Paiva, com poemas de Tatiana Zylberberg e entrevistas sobre a vida, realizadas com pessoas de diversas idades-realidades.

No escuro os visitantes são convidados a fazer um percurso sensorial guiados pela equipe da ACEBEM, tendo a oportunidade de experimentar uma nova forma de se ver a arte, principalmente através do toque. As obras serão tocadas com as mãos, e complementadas com poesias narradas ou em braile. Temas emergentes como sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade e inclusão serão a base desta montagem. Cabe ressaltar, que são os visitantes que determinam o tempo de exploração de cada obra.

“O propósito é ir além de querer mostrar como se vive uma pessoa com deficiência visual. A exposição assume a tarefa de questionar o quanto a visão (sentido norteador predominante em nosso cotidiano moderno para guiar nossas direções e escolhas) parece “nos educar” para não-ver. A partir do convívio no escuro e da experiência multissensorial, surge a possibilidade de reconhecer no Outro, tanto a diferença quanto a singularidade”, explica Tatiana. As obras produzidas pelas artistas nos instigam a aprender a alteridade, aprender a nos colocar no lugar do outro, não para comparar, mas para interagir.

O projeto também oferece agendamento para visitas de grupos ou escolas, voltado para estudantes do ensino fundamental e médio (a partir dos 8 anos de idade),  universitários da rede pública e grupos particulares e de empresas ou demais interessados. Informação para agendamento de visitas escolares falar com Silvio Girotto através do telefone (11) 95023-9133 ou email reserva@napontadosdedos.art.br.

SERVIÇO
Exposição Na Ponta dos Dedos – Campinas
Visitação: de 2 a 26 de abril
Horário de visitação: de quarta a sábado, das 13h às 19h
Onde: CIS Guanabara
Endereço: Rua Mário Siqueira, 829, em frente à Praça Mauá – Botafogo – Campinas
Evento gratuito

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 1 abril, 2014 09:22


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook