Especial desvenda universo Surrealista no Sesc de 26 de março a 16 de abril

Programação que acontece de 26 de março a 16 de abril abrange diversas atividades sobre um dos mais importantes e radicais movimentos estéticos do século XX. Teatro, cinema, música, artes plásticas e literatura, com a presença de nomes brasileiros significativos que subscrevem o surrealismo em sua própria obra e pesquisa.

O surrealismo é uma linguagem artística e literária, surgida em Paris na década de 1920, que buscava deslocar o homem de sua passividade habitual e coerência lógica, lançando-o em percepções que transpõem os limites da realidade. Liderados pelo poeta francês André Breton, os surrealistas faziam uso de imagens inusitadas potencializadas pelo subconsciente humano.

SESC-Especial desvenda universo Surrealista-PROMO-26MARCO2014-01 SESC-Especial desvenda universo Surrealista-PROMO-26MARCO2014-02
No intuito de refletir sobre esse movimento, notoriamente divisor de águas das artes, bem como reconhecer a extensão de sua influência na produção atual, o Sesc Piracicaba, realiza, entre os dias 26 de março e 16 de abril, o projeto Onde Anda O Surreal? Retorno Ao Senso Incomum, com apresentações musicais e teatrais, minicursos, filmes, oficinas, palestras e shows musicais.

Célia Musilli, produtora cultural e curadora do projeto, destaca que o Surrealismo traz para a arte uma profusão de imagens, incluindo as de sonho e delírio. “O que está em jogo não é a lógica, mas a sua falta para inaugurar um novo olhar, o olhar poético da imaginação criadora. O que o distingue do simplesmente absurdo é que ele prima pelo maravilhoso… O que distingue é o senso incomum” , acrescenta.

O especial propõe imersão nos signos e símbolos do universo surrealista, para captar as representações desta forma peculiar de ver o mundo. A primeira atividade acontece na próxima quarta, 26/3, a partir das 19h, com o minicurso O Surrealismo no Brasil, ministrado pelo poeta e crítico literário Cláudio Willer, articulador da geração de 60 da poesia paulista e cuja obra faz uma incursão pelo terreno surreal.

SESC-Especial desvenda universo Surrealista-PROMO-26MARCO2014-03

Ainda na próxima semana, acontecem o Encontro Surreal, com Willer e o professor Raul Fiker, sábado 29/3, às 10h; as peças Fim de Curso (28/3, Às 20h) e São Paulo Surrealista (29/3), 20h, ambas encenadas pela Cia. Teatro do Incêndio, que também está à frente do workshop Teatro e Surrealismo, no sábado, 29/3, às 16h.

Em abril, o especial retorna com a exibição filme Sudoeste, de Eduardo Nunes; oficina de ilustração e exposição surrealista com o artista plástico curitibano Rafael Silveira; roda-de-leitura do poema inédito A Turma, de Manoel de Barros, dentro do projeto Brincadeira de Poeta; palestra com a professora Ude Baldan, da Unesp Araraquara e show com o músico Ciro Pessoa.

Para mais informações sobre a programação especial acesse www.sescsp.org.br/piracicaba

SERVIÇO
ONDE ANDA O SURREAL?
RETORNO AO SENSO INCOMUM
De 26 de março à 16 de abril em vários espaços do Sesc Piracicaba.
Acesse o portal para mais informações sobre a programação – www.sescsp.org.br/piracicaba
Endereço – Rua Ipiranga, 155 – Centro.
Tel: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *