Programa Ibermedia anuncia convocatória 2014 para solicitações de apoio

Até o dia 29 de abril, é possível enviar propostas de Desenvolvimento de projetos e de Apoio à coprodução de filmes ibero-americanos. O processo de inscrição acontece inteiramente pela internet. O Programa Ibermedia, dedicado ao incentivo à coprodução de filmes de ficção e documentários realizados na comunidade ibero-americana, abriu a convocatória 2014 para solicitações de apoio. As duas linhas disponíveis nesta edição são Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão e Coprodução de Filmes.

ANCINE-2013-Informe-PROMO PHOTOS-20JANEIRO2014

O envio de propostas acontece unicamente pela internet, por meio do sistema de gestão de convocatórias Ibermedia (salvo em casos de problemas técnicos, e mediante justificativa prévia), e pode ser realizado até o dia 29 de abril.

Na linha Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão, serão aceitos projetos de empresas privadas de produção independente dos 19 países membros do Programa Ibermedia. As propostas devem abranger a elaboração do roteiro, storyboard, captação de recursos, plano de financiamento do projeto, formulação do plano de comercialização e distribuição e, dependendo da produção, pesquisa de referências e realização de episódio piloto (no caso de uma obra audiovisual de animação). Projetos para TV devem ter mais de 25 minutos e para cinema, a duração mínima depende do gênero (ao menos 70 minutos para projetos de ficção, ou 50 para documentários).

O auxílio concedido pelo Programa Ibermedia para o desenvolvimento de projetos será de até 1,5 mil dólares por proposta, e este valor não pode exceder 50% do orçamento de desenvolvimento. Para mais informações e lista de documentos requeridos para solicitação do apoio.

Já para a linha de apoio à Coprodução de Filmes, serão aceitos projetos apresentados por empresas independentes de produção cinematográfica, originários de um mínimo de dois países-membros do Ibermedia. Longas de ficção devem ter duração mínima de 70 minutos e ser destinados à exploração comercial, enquanto documentários ou programas de televisão devem ter pelo menos 54 minutos e ser destinados, prioritariamente, a salas de exibição e/ou televisão.

O apoio concedido pelo fundo, na modalidade empréstimo, terá um valor entre 80 mil e 150 mil dólares (100 mil no caso de documentários ou projetos para TV), e não deve ser superior a 50% do orçamento total da obra. Acesse o regulamento da linha de apoio à Coprodução de Filmes para a documentação requerida e outros detalhes sobre o procedimento de inscrição.

Exclusivamente, nesta edição, não será aberta a convocatória para formação de profissionais de audiovisual. A proposta de um Plano Estratégico para a Formação Ibero-americana será publicada no mês de julho pelo Comitê Intergovernamental do Programa (CII).

Saiba mais sobre o Programa Ibermedia

O Fundo Ibero-americano de apoio Ibermedia, criado em 1997 e ratificado por 19 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela), estimula a promoção e a distribuição de filmes ibero-americanos.

O Ibermedia faz parte da política audiovisual da Conferência de Autoridades Cinematográficas Ibero-americanas (CACI), organismo internacional cujo objetivo é o desenvolvimento da cinematografia dentro do espaço audiovisual dos países ibero-americanos e a integração por meio de uma participação equitativa desses países na atividade cinematográfica regional. Desde julho de 2013, o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, cumpre seu segundo mandato como Secretário Executivo da CACI, com validade de dois anos. Além do Ibermedia, a CACI também mantém, entre seus programas, o Ibermedia TV, o DocTV LatinoAmérica e o Observatório Ibero-Americano do Audiovisual.

Em caso de problemas técnicos no ato da inscrição, entre em contato com a Unidade Técnica do Programa pelo e-mail info@programaibermedia.com. Para esclarecimento de dúvidas ou pedido de informações adicionais sobre o envio de solicitações de apoio, entre em contato com a Coordenação de Fomento Direto da ANCINE pelo e-mail fomento.direto@ancine.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *