Grupo “Teatro Popular União e Olho Vivo” é retratado no documentário Ensaio Aberto Brasil

No dia 28 de março, será lançado o quinto programa “Ensaio Aberto: O Teatro de Grupo no Brasil“. O episódio retrata a história do grupo tradicional “Teatro Popular União e Olho Vivo” de São Paulo. Essa é uma série composta por seis episódios de 26 minutos, cada um retratando uma região diferente do Brasil e sua cultura regional, tendo como fio condutor grupos brasileiros de teatro com tradição e importância histórica.

Ensaio Aberto - O Teatro de Grupo-PROMO PHOTOS-24MARCO2014

Os episódios estarão disponíveis, um a cada semana por meio do site da Cooperativa Paulista de Teatro (www.cooperativadeteatro.com.br/ensaio-aberto-brasil/) até o mês de abril, além dos aplicativos de celulares.

O projeto, produzido com o apoio do governo de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura através do Programa de Ação Cultural, traz uma série de programas em vídeo que revela como os grupos de teatro brasileiros trabalharam ao longo desses anos.

A equipe, coordenada pelo diretor de produções e idealizador do projeto Fabiano Moreira, percorreu seis regiões brasileiras e conheceu o trabalho de seis grupos de teatro. O resultado dessa viagem é um rico retrato da cultura teatral brasileira. A proposta do programa é fazer uma reflexão sobre a arte popular e as formas de manifestação da mesma na estética dos grupos selecionados. A estética do barroco, a literatura de cordel, o carnaval, o cangaço, a comédia cearense, são alguns exemplos dos temas tratados no programa. A riqueza das manifestações culturais da arte popular é um tema amplo, capaz de suscitar inúmeros debates sobre a história do Brasil e nossa formação cultural.

As entrevistas com os grupos, pesquisadores, diretores de teatro e especialistas em cultura são associadas a imagens da cultura regional de cada estado, imagens dos espetáculos atuais dos grupos e materiais de arquivo, compondo episódios dinâmicos, divertidos e que levam muito conhecimento ao espectador.

Os grupos que participam da série são: Teatro Popular União e Olho Vivo de São Paulo; Grupo Galpão de Minas Gerais; Tá na Rua do Rio de Janeiro; Oi Nóis Aqui Traveiz do Rio Grande do Sul; Grupo Comédia Cearense do CearáImbuaça de Sergipe. 

Com a direção artística de Luiz Cruz e assistência de direção e montagem de Fernanda Pessoa. O programa é voltado a pessoas de todas as idades que tenham interesse em teatro e cultura brasileira.

Informações:

“Ensaio Aberto – O Teatro de Grupo no Brasil”
www.facebook.com/TeatrodeGrupo
Realização: MP Mídia
www.mpmidia.com.br
Disponível a partir 28/02: http://www.cooperativadeteatro.com.br/ensaio-aberto-brasil/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *