Funcionários do Museu Imperial participam de seminário

Na próxima quinta-feira, 27, funcionários do Museu Imperial/Ibram irão participar do seminário “O Programa Memória do Mundo e a Documentação sobre violações de direitos humanos”, realizado pelo Arquivo Nacional. Após o seminário, ocorrerá a cerimônia de entrega dos certificados de reconhecimento do Registro Nacional do Brasil e Registro Regional da América Latina e o Caribe do Programa Memória do Mundo, referentes ao ano de 2013, ambas conquistadas pelo Museu Imperial.

Museu Imperial Ibram MinC-PROMO PHOTOS-25MARCO2014

Neste encontro, o Comitê Nacional do Brasil irá apresentar os acervos brasileiros relativos a direitos humanos, inscritos nos três níveis de registro do Programa. O evento é realizado em concordância com os princípios da Declaração de Gwangju, publicada em 2013, incentivando a todos os países custodiadores desses acervos de Direitos Humanos a difundi-los e promover seu acesso ao público em geral.

Programa Memória do Mundo

O Programa Memória do Mundo foi criado pela UNESCO em 1992, com o objetivo de estimular a preservação e ampla difusão de documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional. Os acervos são reconhecidos como patrimônio da humanidade e recebem certificados que os identificam.

Em 2013, O Museu Imperial foi a primeira instituição brasileira a ser agraciada com registros nas três dimensões do Programa Memória do Mundo em um mesmo ano: “Coleção Sanson”, no Registro Nacional; “A Guerra da Tríplice Aliança: representações iconográficas e cartográficas”, no Registro Regional (América Latina e Caribe), em uma candidatura conjunta com mais oito instituições; e o “Conjunto documental relativo às viagens do imperador d. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo”, no Registro Internacional, equivalente ao prêmio de Patrimônio da Humanidade.

SERVIÇO
Funcionários do Museu Imperial participam de seminário
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300 / (24) 2233-0360
Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Ingressos para visitação:
Adultos: R$ 8,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 4,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *