Sesc Piracicaba exibe documentário ‘Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista’ nesta terça (25)

Dirigido por Riba de Castro o filme conta, por meio de depoimentos e imagens, a trajetória da emblemática casa que abrigou grandes nomes da Vanguarda. Após a apresentação, o diretor e o músico Larte Vicente batem um papo com a plateia. A entrada é gratuita.

Na próxima terça, 25/3, às 20h, o Sesc Piracicaba exibe o documentário Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista, realizado pelo cineasta e produtor artístico Riba de Castro, um dos articuladores do espaço surgido no fim do anos 70.

Por meio de depoimentos de sócios, trabalhadores, colaboradores, artistas e pessoas que acompanharam as produções do Lira Paulistana, o filme conta a história desse fenômeno cultural, catalisador das novas tendências musicais da época.

O documentário, além de mostrar a indiscutível importância da casa como palco da música de vanguarda em São Paulo, registra sua relevante atuação em outras áreas, como a gravação de discos, jornalismo, produção editorial e artes plásticas.

Um dos protagonistas da história, o diretor teve a preocupação de envolver no projeto o maior número de pessoas diretamente ligados ao Lira, o que permitiu obter um registro verdadeiro e completo, que serve de resgate da memória para quem viveu aqueles inspirados anos e de informação histórica para as novas gerações.

Sesc Piracicaba-Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista-PROMO PHOTOS-24MARCO2014

Criado no final dos anos 1970, o Teatro Lira Paulistana foi o espaço que acolheu os nomes da vanguarda musical, literária e de artes plásticas da época. Titãs, Itamar Assumpção e Grupo Rumo passaram pelo local. O documentário entrevista diversas pessoas que frequentavam o casarão, no intuito de descobrir a relevância histórica e cultural das obras de arte produzidas na época.

Após a exibição, haverá um debate com o diretor Riba de Castro e Laerte Vicente, vocalista do grupo Língua de Trapo. O filme encerra a programação especial sobre o Lira Paulistana e a Vanguarda.

O filme tem início às 20h, a entrada é gratuita e livre para todos os públicos. Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

Sobre o projeto

O Teatro Lira Paulistana funcionou entre 1979 e 1986, em um porão velho e barulhento na Rua Teodoro Sampaio, bairro de Pinheiros. O espaço, alugado por uma viúva a um grupo de “agitadores culturais”, se tornou emblemático para um grupo de pensadores munidos de novas ideias em música, poesia e estética, mais tarde reconhecidos como Vanguarda Paulista.

Para captar a esse momento fértil, bem como reconhecer a extensão de sua influência, o Sesc Piracicaba elaborou programação que traz a shows com artistas representativos do movimento: Arrigo Barnabé e Vânia Bastos (6/3), Anelis Assumpção (20/3) e Ná Ozzetti (22/3); e promove a estreia do documentário Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista (25/3) com a presença do diretor Riba de Castro e Laerte Vicente,vocalista do grupo Língua de Trapo.

Mais informações acesse
www.vanguardapaulista.com.br/

SERVIÇO

Uma nova estética musical: O Lira Paulistana
Exibição do filme Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista, com a presença do diretor Riba de Castro e do músico Laerte Vicente.

Quando: 25 de março, terça, às 20h.
Local: Teatro do Sesc Piracicaba
Classificação: Livre.
Grátis. Retirada de ingressos com uma hora de antecedência.
Acesse o portal para mais informações sobre a programação – www.sescsp.org.br/piracicaba
Endereço – Rua Ipiranga, 155 – Centro.
Tel: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *