Espetáculo de dança se inspira em Franz Kafka e Ditadura Militar no Brasil

Hoje, 21/03, o Sesc Campinas recebe o espetáculo de dança Colônia Penal, com interpretação dos bailarinos da Cia Borelli.

Inspirado na obra homônima de Franz Kafka (1883 – 1924) e na ditadura militar brasileira (1964 – 1985) Colônia Penal propõe que o insólito e o absurdo possam ser percebidos em situações como numa detalhada descrição de métodos de tortura dos regimes antidemocráticos abrigando e encobertando assassinos; na cruel e irônica omissão de um observador estrangeiro e na estranha relação entre o poder oficial e o condenado.

Com um trabalho de pesquisa em direção as torturas cometidas pela ditadura militar no Brasil nas décadas de 60,70 e 80, que resultou na morte e desaparecimento de centenas de brasileiros contrários ao regime da época, o coreógrafo Sandro Borelli e grupo constroem uma estrutura de gestos, ações e movimentos resultando em uma dramaturgia corporal teatralizada, para gerar um jogo de tensão no espectador.

De acordo com Borelli, que pela sexta vez em sua carreira coreografa um texto de Franz Kafka, Colônia Penal é uma obra de onde os personagens não veem saída. A peça, que se vale em tempo integral da violência, da tortura física e sobretudo da psicológica, trabalha de um lado a energia de Golbery, Erasmo Dias e dos presidentes militares e de outro, a de Carlos Lamarca e Carlos Marighella. A dramaturgia do espetáculo discute o papel anti-herói do personagem central da obra de Kafka que é enviado para outro menos desenvolvido que o seu como um observador de métodos arcaicos de tortura.

Dedicado aos Mortos e Desaparecidos Políticos no Brasil, o espetáculo caracteriza-se como um atentado contra a dignidade humana, sendo o anti-herói kafkiano lançado, torturado e executado nos porões da ditadura militar brasileira.

SERVIÇO
Colônia Penal
Data: 21, sexta, às 20h
Teatro Sesc Campinas
Capacidade:
155 lugares
Grátis
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência no dia da atividade

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *