Projeto + 1 Coletivo estréia em SP espetáculo “Sub[linhas]” e discute relações humanas

Falar das relações humanas de uma forma poética e retratar as relações do indivíduo com o coletivo por intermédio da linguagem da dança. Esta é a essência que move o espetáculo SUB[LINHAS], do Projeto + 1 Coletivo, que estréia em São Paulo sábado, dia 22 às 20h30 e domingo, 23 de março de 2014, às 19h30, no Kasulo Espaço de Arte e Cultura. As apresentações serão gratuitas.

Com a concepção e direção de Edson Fernandes, o espetáculo mostra as expectativas de aproximação e distanciamento do ser humano para si próprio e do indivíduo em relação ao coletivo. Os intérpretes criadores Edson Fernandes e Lina Gómez desafiam o expectador a questionar a si mesmo a partir do outro ser humano. No palco, representam pessoas que de alguma maneira usam o tempo e o espaço como ferramentas de diálogos. “Nesse trabalho Lina e eu buscamos interagir como se o espaço usasse as linhas e traços de nossos corpos, criando um ambiente onde se pode transportar para um lugar que os corpos fiquem suspensos e leves, mas, ao mesmo tempo, com esses corpos se comportando de forma pesada e densa”, explica Edson Fernandes.

A proposta das linhas surgiu do trabalho de Fernandes como artista plástico, onde usa este elemento como ponto de início para a criação, seja em uma instalação, pintura ou desenho.

A cenografia de Sub[linhas] nasceu de um dos trabalhos de artes plásticas de Fernandes intitulado “Esperado”. Já o figurino foi baseado em tons mais claros, criando um universo mais imaginário e poético. A iluminação segue este mesmo padrão com o objetivo de levar o público para um universo paralelo ou uma atmosfera suspensa. Faz parte da cenografia sapatos pretos. Os sapatos são amarrados por linhas vermelhas e são deslocados pelo espaço onde os bailarinos atuam. “Uso esses sapatos como se fossem extensões de pessoas que passam nas nossas vidas. Que ficam e que vão. Isso causa um rastro, traços e linhas. Tudo isso são substâncias de questionamentos neste trabalho”, conclui Edson Fernandes.

Sobre Projeto+1coletivo

O coletivo foi criado em 2011 na cidade de São Paulo. É o desdobramento e continuidade da pesquisa artística de Edson Fernandes que se iniciou com a criação da Cia. Riscas de Dança Contemporânea em 2006 na cidade de Ribeirão Preto.

A ideia substancial do coletivo é a soma de várias vertentes artísticas para provocar o encontro de artistas e suas diferentes linguagens, criando assim, possibilidades de potencializar o indivíduo e seus questionamentos a partir de interações artísticas.

SERVIÇO
Sub[linhas]
Datas: 22 de março, sábado, às 20h30 e 23 de março de 2014, domingo, às 19h30
Local: Kasulo Espaço de Arte e Cultura
Endereço: Rua Sousa Lima, 300 B – Barra Funda, São Paulo
Capacidade: 40 lugares
Entrada Franca
Classificação Etária: Livre
Duração: 40 minutos

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *