Kiko Maldonado expõe Road Tag, na Monica Filgueiras Galeria de Arte

Kiko Maldonado expõe Road Tag, na Monica Filgueiras Galeria de Arte, com curadoria de Beto Altilio. Em sua primeira individual no circuito cultural, a mostra é composta por 20 trabalhos em estilo Pop Art – feitos a partir de placas de automóveis Norte-Americanos das décadas de 1970, 1980 e 1990 -, que mostram a visão de Kiko a respeito desta cultura automobilística e do “American Way of Life”.

Como inspiração essencial, o artista resgata símbolos, formas, figuras e personagens marcantes da cultura Americana e, posteriormente, da cultura pop mundial, tais quais Mickey Mouse, carros como Fusca e Kombi, os logotipos da banda Rolling Stones e da Revista Playboy, além de mapas geográficos dos Estados Unidos. Kiko reutiliza as cores originais de cada placa, cores que ora nos remetem à bandeira Norte-Americana (azul, vermelho e branco), ou às chapas dos carros de Michigan (pretas ou azuis) – por Detroit ser a capital do automóvel – ou de Nova York (amarelas, como nos anos 80 e 90). A técnica sugere cortes manuais das peças em mosaico e colagem sobre fundo de madeira ou de tela, com pintura a revolver.

Com obras de rápido impacto visual, o título Road Tag faz referência, além das rodovias dos Estados Unidos (como Road 66), às bagagens de viagem que carregam etiquetas (ou tags, em Inglês), identificando seus respectivos donos. “Então, estou identificando toda essa bagagem cultural através destes trabalhos. Também me fascina a história e a energia de cada placa de automóvel, caminhão, trailer, etc., pois tiveram sua vida útil, percorrendo centenas de milhares de quilômetros.”, comenta o artista. Em quais carros estavam? Quem ou o que transportaram? Por onde rodaram, quais estradas? O que viram? Qual sua história?”. Tudo isso está representado, em Road Tag, pelo automóvel que, por sua vez, encontra representação em suas placas.

SERVIÇO
Kiko Maldonado – Road Tag
Curadoria: Beto Altilio
Abertura: 11 de março de 2014, terça-feira, às 19h
Período: 12 de março a 5 de abril de 2014
Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h. Sábado, das 10h30 às 14h30
Local: Monica Filgueiras Galeria de Arte
Endereço: Rua Bela Cintra, 1533 – Jardins – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3081-9492 / 3082-5292
Número de obras: 20
http://www.monicafilgueiras.com.br/

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *