IMS-RJ promove palestra sobre novas perspectivas para a pintura brasileira do século XIX

O Instituto Moreira Salles promove no próximo dia 19, às 19h30, a palestra Novas perspectivas sobre a pintura brasileira no século xix como parte da programação da exposição Araújo Porto-Alegre: singular & plural.

A palestra tratará de dois temas: A pintura de Araújo Porto-Alegre e a cultura visual no Brasil do século XIX e Paredes para que te quero! Modos de exibir arte no século XIX e será apresentada, respectivamente, pelo diretor-geral do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Knauss, e pela profa. Dra. Marize Malta da UFRJ.

Knauss pretende situar a criação artística de Araújo Porto-Alegre no contexto de renovação da cultura visual no Brasil do século XIX. Além disso, pretende também questionar o gosto artístico daquele tempo, definido pelos modelos de arte européia, e o processo de afirmação de uma escola nacional de pintura.

A profa. Dra. Marize Malta pretende traçar um panorama sobre os vários modos de exibir as obras no século XIX, com ênfase nas paredes. Outro ponto de sua apresentação será a reflexão sobre diferentes formas de olhar para a arte e compreendê-la.

O IMS-RJ abriga desde 19 de fevereiro a exposição Araújo Porto-Alegre: singular & plural, com trabalhos de Manuel de Araújo Porto-Alegre (1806-1879). A curadoria é de Julia Kovensky, coordenadora de Iconografia do IMS, e Leticia Squeff, professora de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Seguindo o costume da área de iconografia brasileira do IMS de trabalhar com obras que têm como suporte o papel, a exposição trará cerca de 50 obras do artista, com destaque para a sua produção gráfica. Foram reunidas aquarelas, esboços, desenhos feitos à grafite e a nanquim. Artista múltiplo, Porto-Alegre atuou também como arquiteto, cenógrafo, crítico, historiador, escritor, jornalista e diplomata.

Foi lançado um catálogo que reúne imagens das obras de Porto-Alegre, uma seleção com seus escritos e uma cronologia, além de artigos sobre diversos aspectos da atuação do artista, feitos por especialistas convidados. O catálogo traz ainda reproduções fac-similares do álbum do Instituto Moreira Salles e do Álbum de pinta-monos.

SERVIÇO
Palestra: Novas perspectivas sobre a pintura brasileira no século XIX
Com Paulo Knauss e Profa. Dra. Marize Malta
Data: 19 de março, das 19h30 às 22h
Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Sala de Aula do IMS-RJ
Endereço: 
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Gratuito
Retirada de senhas na recepção a partir das 19h.
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *