Sesc Campinas leva Intervenção Urbana às ruas do Jardim Itatinga

Na próxima sexta, 14 de março, às 15h, o Jardim Itatinga recebe a intervenção urbana “Entre Saltos”, uma realização Sesc Campinas com execução do grupo Coletivo PI e colaboração da artista plástica Ana Teresa Fernandez.

A ação faz parte do Projeto Performance realizado pelo Sesc Campinas desde novembro do ano passado e que sugere a discussão da especificidade da Performance como meio de expressão artística. Através de encontros mensais compostos de uma apresentação e um workshop com um artista que propõe sua obra ou parte dela enquanto performance, o projeto parte da reflexão sobre o que é o mundo atual e quem somos a partir dele, sendo que esta relação está significativamente impressa nas manifestações da arte contemporânea. Após percorrer temáticas como moda e religiosidade, formas físicas e interação humana, relação entre corpo físico e vídeo e a desestabilização do fluxo cotidiano da cidade, o projeto propõe como reflexão a construção da feminilidade bem como a imagem do feminino em relação à esfera pública, através da intervenção urbana “Entre Saltos”.

“Entre Saltos” objetiva reunir um grupo com cerca de 40 mulheres que juntas caminham com um salto no pé e outro na mão. A ação se dá em forma de desfile público que pretende enfatizar o equilíbrio e o desequilíbrio enfrentados pelo feminino na metáfora do “sapato de salto alto” e propõe colocar a rua como extensão do corpo e da vida. A performance que começa na Rua Eldorado, na passarela de pedestres sobre a Rodovia Santos Dumont e percorre os quarteirões entre a Rua Guaicaba e a Rua Campos Novos, no Jardim Itatinga, pode ser acompanhada pelo público gratuitamente.

O desfecho? Um “monumento social” construído poeticamente, na passarela de pedestres sobre a Rodovia Santos Dumont, com a colaboração da artista plástica e performer mexicana Ana Teresa Fernandez, a partir do sapato utilizado no trajeto.

Nos dias precedentes a saída coletiva o grupo, acontece uma oficina de intervenção urbana e encontros preparatórios, realizados tanto na Pastoral da Mulher Marginalizada, localizada no Jardim Itatinga, quanto na unidade do Sesc Campinas, sendo que esta também recebe o bate-papo sobre “Feminilidades e a Cidade” com mediação dos integrantes do Coletivo PI e da artista mexicana Ana Teresa Fernandez.

De acordo com as artistas do Coletivo PI, Entre Saltos “fala sobre a mulher que procura se equilibrar entre as várias esferas de sua vida e sobre as imposições de uma sociedade cada vez mais voltada ao culto à imagem e a padrões de beleza rigorosos, a mulher que procura ser mãe atenciosa, mulher desejável, profissional competente, habilidosa nas funções domésticas e ainda se sustentar sobre dois saltos altos. A performance de um coro de mulheres trata da beleza comum, da força e a fragilidade juntas em um exercício da subjetividade e existência”.

A intervenção conta com a colaboração de mulheres profissionais do sexo que vivem e trabalham no Jardim Itatinga, bairro periférico da cidade, por meio da parceria com a Associação de Mulheres Guerreiras, a Pastoral da Mulher Marginalizada (PMM) e do Centro de Estudos e Promoção da Mulher Marginalizada (CEPROMM).

PROGRAMAÇÃO

DIA 14 – SEXTA, 15H
Performance Entre Saltos
Intervenção urbana proposta pelo Coletivo PI que aborda a figura da mulher no mundo contemporâneo, a partir de um desfile público de muitas mulheres. A performance enfatiza a força e a fragilidade, o equilíbrio e o desequilíbrio enfrentados pelo feminino na metáfora do sapato de salto alto. Ao término, as performers construirão um “monumento social” a partir da obra da artista plástica Teresa Fernandez. O grupo de performers será formado a partir de oficinas realizadas no Sesc Campinas e no Jardim Itatinga, bairro periférico de Campinas. A proposta tem concepção do grupo paulistano PI e da artista Ana Teresa Fernandez, além do apoio da Associação das Mulheres Guerreiras e da Pastoral da Mulher Marginalizada de Campinas.

DIAS 11 E 13 – TERÇA E QUINTA, DAS 13H E 17H.
Encontros preparatórios – Jardim Itatinga
Encontros de preparação de mulheres residentes no Jardim Itatinga e imediações para a participação na performance “Entre Saltos”.  A recepção das participantes acontecerá entre as 13h e 17h conforme disponibilidade das interessadas. Com integrantes do Coletivo Pi.
Na Pastoral da Mulher Marginalizada. Rua Caiuá, 277,Jd. Itatinga.
Inscrições no CEPROMM. Rua Corumbataí, 254, Jd. Itatinga. Grátis. Recomendado para maiores de 18 anos. Vagas limitadas.

DIA 12 – QUARTA, DAS 18H30 ÀS 21H30
Oficina de Intervenção Urbana
Encontro teórico e prático sobre intervenção urbana que abordará a questão da feminilidade e visará a preparação das participantes para a performance “Entre Saltos”, que ocorrerá em 14/03, no Jardim Itatinga. A atividade é direcionada a pessoas do gênero feminino interessadas em interveções urbanas, artes cênicas e visuais, além de pessoas do gênero feminino que queiram participar dessa manifestação poética e pacífica. Com Priscilla Toscano e Pâmella Cruz, do Coletivo PI, grupo paulistano voltado às questões de gênero.
Espaço Expositivo do Sesc Campinas. Inscrições antecipadas na Central de Atendimento do Sesc Campinas. Recomendado para maiores de 18 anos. Grátis. Vagas limitadas.

DIA 13 – QUINTA, ÀS 20H30
Bate-papo: “Feminilidades e a Cidade”
Reflexões sobre o olhar feminino para a rua e a cidade a partir das noções de afetividade, memória e aproximações. Com integrantes do Coletivo Pi e a artista mexicana Ana Teresa Fernandez.
Espaço Expositivo. Sesc Campinas. Retirada de ingressos na Central de Atendimento 1h antes do evento. Não recomendado para menores de 16 anos. Grátis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *