Coral Paulistano Mário de Andrade homenageia seu fundador em concerto de abertura da Temporada 2014

Coral Paulistano Mário de Andrade, grupo artístico da Fundação Theatro Municipal (FTMSP), apresenta na sexta-feira (14/03), às 20h, no Salão Nobre do teatro o concerto que marca a abertura da temporada 2014 do coral, sob a direção do maestro Martinho Lutero, novo regente titular e diretor artístico do grupo.

No programa da primeira apresentação estão o “Réquiem”, op. 48 de Gabriel Fauré  (1845-1924)  e a “Missa Breve” do compositor paulista Aylton Escobar, que inclui no Agnus Dei o poema “O Grifo da Morte” de Mario de Andrade.

“O Réquiem de Fauré será apresentado numa versão quase inédita, de Câmara, preferida pelo compositor que não amava particularmente a versão orquestral tão difundida, escrita por seu aluno Jean Roger-Ducasse. Nesta versão final do compositor o coro assume particular protagonismo, especialmente nos momentos do Libera Me  e Agnus Dei” destaca Lutero.

O programa traz ainda a “Missa Breve” do compositor paulista Aylton Escobar, que inclui no Agnus Dei o poema “O Grifo da Morte” de Mario de Andrade. A obra foi escrita em 1969 pelo então jovem Escobar, que traz ao universo da musica brasileira a linguagem de vanguarda do final dos anos 60 com seus clusters e series dodecafônicas.

“É uma composição fascinante que atrai o ouvinte pela sua grande força emotiva apesar da dificuldade de linguagem”, afirma o maestro, que apresentou a obra pela primeira vez no Theatro Municipal em 1974, e agora retorna ao palco do teatro à frente do Coral Paulistano com uma versão revisada.

O concerto marca o início de um novo momento para o grupo, que passou por reestruturação e valorização em 2013 e agora retoma seu enfoque originalmente planejado por Mário de Andrade, seu fundador, de divulgação da música brasileira erudita e a cappella.

O projeto de reestruturação do Coral Paulistano proposto pela FTMSP e pela Secretaria Municipal de Cultura visa ainda promover a descentralização e difusão da música coral na cidade de São Paulo. Dessa forma, o programa do primeiro concerto será reapresentado no dia 30/03 no Teatro do CEU Butantã, com a participação do Coral Infantil da instituição e no dia 01/04 no Centro Cultural São Paulo, abrindo a temporada de concertos eruditos do espaço. As duas apresentações têm entrada franca.

Ao longo da temporada, o Coral Paulistano Mario de Andrade vai apresentar vinte programas dedicados à música erudita brasileira, além de quatro composições inéditas feitas sob encomenda para o grupo.

Coral Paulistano

Fundado em 1936 por Mário de Andrade, então diretor do extinto Departamento de Cultura desta capital, o Coral Paulistano nasceu sob o impacto do movimento modernista, tendo como missão fundamental a difusão do “cantar brasileiro”. Desde 2013 o maestro Martinho Lutero assumiu a direção artística do grupo que tem como principal objetivo fomentar a produção musical contemporânea, acentuar seu caráter de referência para os corpos corais da Cidade de São Paulo.

SERVIÇO
Coral Paulistano Mário de Andrade
Data:
14/03 sexta-feira 20h
Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/nº.
Tel: +5511 3397-0300 / Bilheteria: 3397-0327
Ingressos: R$10 – preço único
Capacidade: 150 lugares
Sugestão de faixa etária: acima de 10 anos.
www.teatromunicipal.sp.gov.br

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *