Maria Maya e grande elenco apresentam a peça “Popcorn – Qualquer semelhança não é mera coincidência” no Teatro Brasil Kirin do Iguatemi Campinas

A Teatro GT e Oba Hortifruti trazem para o interior do Estado de São Paulo, Maria Maya e grande elenco  no espetáculo “Popcorn”, com apresentações nos dias 08 e 09 de Março (sábado e domingo), no Teatro Brasil Kirin, no 3º piso do Iguatemi Campinas.

Márcia (Mabel Cezar), uma dona de casa sem nenhuma experiência literária, oferece um jantar familiar em comemoração ao prêmio que vai receber na Noruega pelo seu primeiro livro, que virou um best seller. No jantar estão seu pai Otávio (Ricardo Santos), um jornalista respeitado, e seu irmão Marcos (Vinícius Arneiro), professor universitário que sonha com a publicação de seus estudos, acompanhado de sua esposa Roni (Maria Maya), uma jovem espalhafatosa e indiscreta. A tensão se estabelece com a chegada da também convidada Saubara O’donnor (Alessandra Colasanti), famosa estrela de TV que pretende comprar os direitos do livro para rodar um filme. Além das relações familiares ruidosas que geram mal-estar, o clima pesa quando a estrela começa a relatar suas idéias para a adaptação do livro, que não agradam nem um pouco a autora estreante.

“Meu último processo de criação de um texto dramatúrgico foi em janeiro de 2010, com ‘Savana Glacial’, onde o encontro com a potência de outros artistas gerou o texto e o espetáculo. Dois anos depois, sem escrever para teatro (mexendo aqui e ali em textos já escritos há muito tempo atrás), volto ao tão intenso processo criativo (que é a própria temática explorada no texto) influenciado pelas experiências em outras linguagens artísticas. Indo agora além da escrita, parto para a direção, a fim de pesquisar e me confrontar com a dramaturgia, um corpo a corpo com todo o processo de montagem teatral. Mergulho enfim num jogo de provocações, em quatro meses de encontros de leitura e escrita, com diferentes olhares na montagem desse mosaico de palavras.”, afirma Jô Bilac.

Em produção artística contínua – 14 textos encenados em menos de seis anos e um Prêmio Shell de Melhor Autor aos 26 anos – o dramaturgo Jô Bilac estreia “POPCORN, qualquer semelhança não é mera coincidência”. Com direção do próprio Bilac em parceria com Sandro Pamponet, a peça traz no elenco Maria Maya, Alessandra Colasanti, Mabel Cezar, Ricardo Santos e Vinícius Arneiro.

A ideia. O dono da idéia. A originalidade da idéia. Como conceituar uma cópia? Como mensurar o limite tênue entre uma livre inspiração e o plágio? “Adaptação”, “apropriação”, “livremente inspirado”, “baseado no universo de…”, são termos que derivam de uma matriz, que apesar de não negá-la, assumem-se como uma obra distinta, à parte, um novo original.

Essas questões foram o ponto de partida de “POPCORN”, que com humor cáustico reflete sobre estes nossos tempos, em que se afirma que “tudo já foi inventado, e que nada se cria”. Numa era em que a tecnologia muda as regras do jogo sob vários aspectos do cotidiano, a peça questiona os clichês sobre criatividade.

SERVIÇO
Popcorn – Qualquer semelhança não é mera coincidência
Data: 08 e 09/Março
Horário: Sábado – 21h | Domingo – 19h
Teatro Brasil Kirin 3º piso do Iguatemi Campinas
Endereço: Av Iguatemi, 777 – Vila Brandina
Telefone: (19) 3294-3166 – www.teatrogt.com.br

Preço

  • Inteira: R$ 20,00
  • Meia-entrada: R$ 10,00

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *