VIDAS AO VENTO, nova animação do mestre Hayao Miyazaki, estreia em versão legendada

Indica do ®Oscar de Melhor Animação, VIDAS AO VENTO (Kaze tachinu) estreia no Brasil dia 28 de fevereiro com áudio original japonês e legendas em português. O filme foi anunciado no último Festival de Veneza como sendo o último filme do mestre da animação Hayao Miyazaki que pretende se aposentar.

Vidas ao Vento – Trailer legendado [HD]

VIDAS AO VENTO conta a história de Jiro, ele sonha em voar e desenhar belos aviões, inspirado pelo famoso designer aeronáutico italiano Caproni. Míope desde criança e por isso incapaz de tornar-se um piloto, Jiro ingressa na divisão aérea da maior companhia de engenharia do Japão, em 1927. Sua genialidade é logo reconhecida e ele se torna um dos designers de avião mais reconhecidos do mundo.

VIDAS AO VENTO-Official Poster Banner PROMO PHOTOS-26FEVEREIRO2014-02 VIDAS AO VENTO-Official Poster Banner PROMO PHOTOS-26FEVEREIRO2014-01

A proposta do projeto, pelo diretor Hayao Miyazaki:

“Aviões são sonhos bonitos”

O designer do avião Zero, Jiro Horikoshi e seu antecessor Gianni Caproni são dois homens que perseguiram a mesma aspiração, ligados por uma amizade através do tempo e do espaço. Os dois superaram várias derrotas ao devotarem-se aos sonhos de infância.

No Japão, Durante a era Taisho (1912 – 1926), um garoto do interior decide tornar-se um designer de aviões. Ele sonha em projetar um avião que voe como o lindo vento.

Na juventude, ele vai para a faculdade em Tóquio e torna-se um engenheiro de elite da grande indústria de defesa. Seu talento se desenvolve e ele cria um belo avião que deixará sua marca na história da aviação – o Mitsubishi A6M1, que no futuro próximo viria a ser conhecido como o “Combatente Zero”. Por três anos, a partir de 1940, o “Combatente Zero” foi o melhor avião do mundo.

De sua infância à juventude, principais anos mostrados no filme, nosso personagem é oprimido por uma sensação de estagnação mais intensa que a que se abate sobre o Japão hoje: o terremoto Grande Kanto, de 1923, a Grande Depressão, desemprego, pobreza e tuberculose, revoluções e fascismo, modernismo e niilismo, assim como hedonismo, prevaleciam. Poetas se tornaram vítimas de doenças e da morte em suas jornadas.

Nosso protagonista Jiro se dedicou a criar um avião num momento em que o Império japonês estava caminhando para sua destruição e queda. Embora a intenção deste filme não seja condenar a guerra, também não é impressionar jovens japoneses com a excelência do “Combatente Zero”. Não pretendo defender nosso personagem principal dizendo coisas do tipo que ele queria criar um avião para civis.

Eu quero mostrar um indivíduo dedicado que seguiu seu sonho. Os sonhos possuem um quê de loucura e este evenço não deve ser escondido. Ansiar por algo tão bonito pode arruinar uma pessoa. Lançar-se em direção à beleza pode ter um preço. Jiro será atacado e abatido, sua carreira como designer de aviões acaba cedo. No entanto, Jiro foi um indivíduo de originalidade e talento preeminentes e isso que vamos lutar para mostrar nesse filme.

O título original, “The Wind Rises”, vem de um romance homônimo, de Tatsuo Hori. Hori tirou uma frase de um poema de Paul Valéry, “Le vent se lève, il faut tenter de vivre” (O vento se levanta, é preciso tentar viver) e a traduziu para o japonês. Nosso filme combina Jiro Horikoshi e o escritor Tatsuo Hori, duas pessoas reais da mesma época, em “Jiro”, nosso personagem principal. Será um trabalho inusitado de ficção que mostrará a juventude dos anos 1930. Nossa história será tecida usando o nascimento do “Combatente Zero”, que se tornaria um mito, como nossa urdidura e o encontro e despedida do jovem engenheiro Jiro e da bela e doente Nahoko será a teia. Nosso bom e velho Caproni, transcendendo tempo e espaço, estará presente para emprestar mais cor ao tecido de nossa história.

VIDAS AO VENTO-Official Poster Banner PROMO PHOTOS-26FEVEREIRO2014-04 VIDAS AO VENTO-Official Poster Banner PROMO PHOTOS-26FEVEREIRO2014-03 VIDAS AO VENTO-Official Poster Banner PROMO POSTER-26FEVEREIRO2014-01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *