Vencedor de dois prêmios no Festival de Berlim, novo longa do cineasta bósnio Danis Tanovic estreia em 21 de março em SP

O novo longa do diretor bósnio Danis Tanovic, ‘Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro Velho’ estreia em São Paulo no próximo dia 21 de março. O filme recebeu o Grande Prêmio do Júri e o prêmio de melhor ator para Nazif Mujic no Festival de Berlim de 2013. O longa também foi um dos principais destaques do Indie Festival do ano passado, que aconteceu em São Paulo e Belo Horizonte.

UM EPISÓDIO NA VIDA DE UM CATADOR DE FERRO VELHO-PROMO PHOTOS-26Fevereiro2014-02 UM EPISÓDIO NA VIDA DE UM CATADOR DE FERRO VELHO-PROMO PHOTOS-26Fevereiro2014-01

Tanovic ficou mundialmente famoso logo com seu primeiro longa-metragem, ‘Terra de Ninguém’ (2001), que venceu mais de 40 prêmios internacionais, entre eles o prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes, o Cesar de melhor primeiro filme, o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e prêmio do público de melhor filme da 25ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.  

UM EPISÓDIO NA VIDA DE UM CATADOR DE FERRO VELHO
(Epizoda U Zivotu Beraca Zeljeza)
Bósnia Herzegovina/França/Eslovenia/Itáli, 2013. 75 min.
Direção: Danis Tanovic
Elenco: Senada Alimanovic, Nazif Mujic, Sandra Mujic, Semsa Mujic
Roteiro: Danis Tanovic
Produção: Amra Baksic Camo, Cédomir Kolar
Diretor de Fotografia: Erol Zubcevic
Edição: Timur Makarevic
Distribuição: Zeta Filmes

SINOPSE: A família Mujic, de origem cigana, vive na periferia dos centros urbanos na Bósnia e Herzegovina. O pai Nazif vive de catar metais de carros velhos e vendê-los a um ferro-velho. A mãe Senada mantém a casa arrumada, cozinha e cuida de suas duas filhas pequenas. Um dia, ela sente uma dor aguda no abdômen. Na clínica, lhe dizem que há algo errado com o bebê que ela está esperando: “ele está morto.” Ela está em risco de septicemia e deve ser operada imediatamente. Mas Senada não tem seguro médico e a operação vai custar muito mais do que a família pode pagar. O chefe do hospital se recusa a tratá-la. Começa uma corrida contra o tempo. Baseado em fatos reais, Danis Tanovic propôs aos Mujic que reinterpretassem um episódio de su as próprias vidas.

Sobre o Diretor

Danis Tanovic nasceu em Zenica, Bósnia e Herzegovina, em 1969, e cresceu em Sarajevo, onde estudou direção de cinema na Academia de Artes Performativas de Sarajevo. Quando Sarajevo foi sitiada, Tanovic passou dois anos na linha de frente filmando para o exército. Em 1994, Tanovic emigrou para a Bélgica, onde continuou seus estudos na escola de cinema INSAS e começou a fazer curtas-metragens e documentários. Em 2001, seu primeiro trabalho ficcional, ‘Terra de Ninguém’, ambientado na guerra da Bósnia em 1993, recebeu mais de 40 prêmios internacionais e se transformou em um dos filmes de estreia mais premiados da história, ganhando o Oscar e o Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira. ‘Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-Velho’ é seu quinto longa-metragem de ficçã ;o e recebeu no Festival de Berlim 2013 o Grande Prêmio do Júri – Urso de Prata, e o Prêmio de Melhor Ator – Urso de Prata para o ator Nazif Mujic.

UM EPISÓDIO NA VIDA DE UM CATADOR DE FERRO VELHO-PROMO POSTER-26Fevereiro2014-01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *