Projeto As Cigarras e as Formigas faz intervenção sobre educação ambiental no Plaza Shopping Itu

Inspirada na fábula atribuída a La Fontaine, poeta e fabulista francês, o projeto As Cigarras e as Formigas vai até a cidade de Itu levando intervenções artísticas que buscam trazer vida cultural a ambientes até então pouco utilizados para esta prática. A iniciativa gratuita acontece no Plaza Shopping Itu e ocorre de 15 de fevereiro a 14 de março. O projeto é realizado com recursos do ProAC (Programa de Ação Cultural) pela 3S Projetos contando com o patrocínio da empresa Emicol.

“As Cigarras e as Formigas” reproduz em escala ampliada insetos representando a cigarra e a formiga através de esculturas feitas utilizando a técnica de empapelamento (que trabalha com jornal e cola). Além de apreciar a intervenção, as pessoas podem retirar livretos com a releitura da fábula de La Fontaine e também uma revista com atividades sobre o tema de meio ambiente para crianças.

“Além de ser um espaço de compras e consumo o Plaza Shopping propicia um local agradável a quem busca lazer e entretenimento. Pensando nisso é que se criou essa forma inesperada de apresentar uma releitura da fábula A Cigarra e a Formiga de La Fontaine”, explica Paulo Vieira, diretor administrativo e financeiro da Emicol.

A famosa fábula conta a história de uma cigarra que canta durante o verão, enquanto a formiga trabalha acumulando provisões em seu formigueiro. No inverno, desamparada, a cigarra vai pedir abrigo à formiga. Esta pergunta o que a outra fez durante todo o verão. “Eu cantei”, responde a cigarra. “Então agora, dance”, rebate a formiga, deixando-a do lado de fora.

“Esta releitura da fábula não irá apresentar no final de seu conto um inverno feliz para a cigarra, que havia passado o verão inteiro cantando, como na versão original. Faremos uma referência a cantoria da cigarra como uma forma séria de labor e com o mesmo valor de importância dos outros trabalhos, como um pedreiro ou um engenheiro, por exemplo, sendo representados pela personagem da formiga”, finaliza Izabel Magnani.

SERVIÇO
Exposição As Cigarras e as Formigas –  Itu
Data: de 15 de fevereiro a 14 de março
Horário: 10h às 22h
Intervenção: Plaza Shopping Itu
Endereço: Av. Dr. Ermelindo Maffei, 1199 – Jd. Paraíso – Itu

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *