“Pequena coleção de todas as coisas” reestreia dia 2 de fevereiro no Teatro do Jockey

“Pequena coleção de todas as coisas”, o aclamado infantil da Cia Dani Lima está de volta aos palcos cariocas, como parte das comemorações dos 15 anos de atividades da companhia de dança. O espetáculo acontece no Teatro Municipal do Jockey, desde o dia 2 de fevereiro, domingo, às 16h30. A temporada vai até 23 de fevereiro, aos sábados e domingos, às 16h30, com entrada franca.

Na véspera, sábado dia 1º de fevereiro, a companhia de dança promoveu no Teatro do Jockey às 16:30 hs, gratuitamente, a Oficina Poética Cotidiana do Corpo, para crianças de 5 a 10 anos. O objetivo foi compartilhar parte do processo de criação do espetáculo infantil, através de exercícios de improvisação, jogos, desafios e brincadeiras ligadas aos gestos, ações e objetos do cotidiano.

“Pequena coleção de todas as coisas é uma adaptação para o universo infantil de “Pequeno inventário de lugares-comuns”, da Cia Dani Lima, de 2009, que teve excelentes críticas e repercussão em todo Brasil. “Pequeno inventário de lugares-comuns” nasceu da proposta de levantar inventários das ações, gestos e objetos do cotidiano que normalmente passam desapercebidos na rotina do dia a dia.

Nesta nova versão, quatro bailarinos investem em jogos de composição com movimentos, palavras e objetos para recriar inventários poéticos das banalidades cotidianas. Inventar novas categorias e critérios para agrupar a cada vez de uma forma diferente uma centena de objetos que habitam o palco: bule de café, casaco, escorredor de macarrão, garrafas PET, aspirador de pó, pá de lixo, capacete de ciclista, cobertor, espada de São Jorge, chicletes, fita métrica, pacote de biscoito… Objetos de cores, formas, tamanhos e funções distintas passeiam com os bailarinos pelo palco, criando composições que reconfiguram a percepção habitual que se tem deles, assim como o espaço onde é feita a dança.

“É o meu primeiro projeto totalmente voltado para o público infantil. Quero, com este espetáculo, apostar no jogo poético de cores, formas e relações que as ações e objetos do dia a dia podem nos proporcionar. Os objetos e gestos usados em cena não são específicos do universo da criança. O que é próprio do universo infantil é a possibilidade de se surpreender com eles, criando associações, delírios e brincadeiras com as coisas comuns” – explica Dani, que acumula 28 anos de carreira, entre trabalhos no Intrépida Trupe e na sua própria companhia de dança.

Os 15 anos da Cia ainda serão comemorados ainda com a circulação de “Pequena coleção de todas as coisas” e do espetáculo “100 Gestos”, a partir de março, pelas arenas cariocas da Penha, Pavuna, Madureira e Guaratiba.

SERVIÇO
Pequena coleção de todas as coisas
Estreia: 
dia 2 de fevereiro, domingo
Temporada: 
2 a 23 de fevereiro
Horário: Sábados e domingos às 16h30
Teatro Municipal do Jockey
Endereço:
Av. Bartolomeu Mitre, 1.110 – Gávea – Rio de Janeiro
Tel: (21) 311-1286
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 84 lugares

Dia 1 de fevereiro – das 16h30 às 17h30 – Oficina Poética Cotidiana do Corpo com Cia Dani Lima (oficina gratuita para crianças de 5 a 10 anos. Inscrições através do email (ciadanilima@gmail.com)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *