Exposição “A Magia de Miró, desenhos e gravuras” estreia na Caixa Cultural São Paulo

Miró elegeu a liberdade como modo de viver e de pintar, transpondo as fronteiras entre a pintura e a poesia. Em suas criações, experimentou inúmeras possibilidades de formas e de cores, compondo um mundo próprio, de sonhos e de magia. Um convite para esse universo onírico é que sugere a exposição “A Magia de Miró, desenhos e gravuras”, que estreia na Caixa Cultural São Paulo, com visitaçãode 22 de fevereiro a 20 de abril de 2014. A mostra é gratuita e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Sob curadoria de Alfredo Melgar, conde de Villamonte e fotógrafo galerista em Paris, a exposição possui 69 obras do artista espanhol e 23 fotografias em P&B de Miró registradas por Melgar. Inédita no Brasil e apresentada pela Zíngara Comunicação, Marketing e Produções Culturais, “A Magia de Miró” já foi realizada em prestigiadas galerias de arte e museus da Europa, América e Oceania.

A exposição revela um plano mais íntimo e pessoal do mundo de Miró, alguns dos desenhos em exposição são esboços ou notas, que refletem o universo onírico levado à perfeição em suas obras públicas. São obras únicas, muitas delas realizadas em papel, com desenhos em várias superfícies, feitos com lápis e giz de cera ao longo dos últimos cinco anos de vida do artista. As ilustrações correspondem a diferentes épocas da sua produção, entre 1962-1983, e remetem ao universo do processo criativo do artista, que pintou e desenhou sobre qualquer superfície que permitisse exibir sua enorme criatividade e conhecimento.

No dia da inauguração, haverá uma palestra com o galerista e curador Alfredo Melgar, às 16h30, e a partir das 18h30, será realizada a Slow Art Intervention, uma atividade paralela em frente ao prédio da CAIXA Cultural São Paulo. O intuito é levar a arte para as ruas através da exibição ao ar livre de um documentário sobre a vida de Miró.

Após a temporada em São Paulo, a exposição segue para as unidades da CAIXA Cultural em Curitiba (20 de maio a 20 de julho de 2014), Rio de Janeiro (28 de julho a 28 de setembro de 2014), Recife (7 de outubro a 7 de dezembro de 2014) e Salvador (16 de dezembro de 2014 a 8 de fevereiro de 2015).

SERVIÇO
“A Magia de Miró”
Abertura: 22 de fevereiro de 2014 (sábado) às 11h
Data: de 22 de fevereiro a 20 de abril de 2014 (terça-feira a domingo)
Horário: das 9h às 19h
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Entrada: Franca
Classificação etária: livre
Informações: (11) 3321-4400

Palestra com Alfredo Melgar
Data: 22 de fevereiro de 2014
Horário: 16h30
Vagas: 50
Inscrições: (11) 3321-4400
Local: CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo (SP)
Entrada: Franca
Classificação etária: livre

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *