“Ana e o Tenente”, da Cia. Portátil, estreia na Casa de Cultura Laura Alvim

Último espetáculo a se apresentar na Mostra Multiprocessador que desde o dia 10 de janeiro ocupa o porão da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, “Ana e o Tenente” estreia em curtíssima temporada dia 14 de Fevereiro e fica em cartaz de sexta a domingo às 18h30 até o dia 23 de fevereiro. Escrita por Jonathan Swift e adaptada por Fabio Salvatti, a peça tem no elenco os atores Carlos Careqa e Stella Maris Moreira.

Na Irlanda de 1729, obviamente, os meios de produção, os objetos de consumo e a realidade cotidiana eram bastante diversos daqueles com os quais convivemos hoje, no Brasil contemporâneo. No entanto, a miséria das ruas da Dublin de então infelizmente coincide com a das grandes cidades brasileiras.

Militante político, o escritor Jonathan Swift (famoso por As viagens de Gulliver), indignado com a penúria da sociedade irlandesa, escreveu naquele ano um breve ensaio, chamado A Modest Proposal for Preventing the Children of Ireland from Being a Burden to their Parents or Country. Nele, Swift lançava mão da ironia, recurso que dominava com maestria. Sua “modesta proposta” tinha um caráter de eugenia social: através de uma proposição radicalmente grotesca, buscava atentar para a necessidade de uma eficaz modificação na estrutura da sociedade irlandesa.

Tanto a infeliz recorrência da situação de penúria quanto a infeliz plausibilidade da irônica proposta de Swift são as justificativas que suportam a ideia de adaptar para a nossa cena o ensaio do escritor irlandês, nascido em 1667 e falecido em 1745.

A presente encenação relocaliza a Modesta Proposta na cidade do Rio de Janeiro, com sua especificidade contemporânea. Aproveitando o viés da ironia, a única figura em cena (não podemos falar em personagem) é uma mendiga grávida que aproveita o tempo do seu discurso para preparar um suculento bife, a ser comido numa luxuosa mesa posta.

SERVIÇO
Ana e o Tenente
Temporada: 14/02 a 23/02 – Sexta, sábado e domingo às 18h30
Valor: R$ 30,00 (inteira)
Classificação: 14 anos.
Duração: 40 min.
Local: Casa de Cultura Laura Alvim – Espaço Rogério Cardoso
Endereço: Avenida Vieira Souto, 176 – Ipanema 

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *