Sesc Thermas traz atividades com impressora 3D e seu poder de criar objetos

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 7 fevereiro, 2014 09:11

Sesc Thermas traz atividades com impressora 3D e seu poder de criar objetos

Imagine imprimir um objeto? Uma pirâmide ou até uma mão. Há alguns anos atrás essa ideia era impossível, mas hoje em dia esse sonho já é real e a população prudentina pode aprender como funciona esse mundo em duas atividades: palestra “Cultura Hacker e Inovação”, que acontece no dia 8, sábado, das 10h às 12, e “Introdução ao Mundo de Impressão 3D”, que acontece dia 8, sábado, das 14h às 17h e no domingo, dia 9, das 9h15 às 12h. As atividades são gratuitas, mas precisam de inscrição que podem ser feitas pela Central de Atendimento do Sesc Thermas. As vagas são limitadas.

Quem ministra as atividades é Rodrigo Rodrigues, fundador da Metamáquina 2.0 e co-fundador do Garoa Hacker Club, primeiro hacker space do Brasil. Na palestra Cultura Hacker e Inovação, seguida de oficina, será possível saber mais sobre uso de uma impressora 3D, das tecnologias de prototipagem existentes e seus princípios de funcionamento e sobre os princípios da cultura hacker na educação e arte.

Na oficina Introdução ao Mundo de Impressão 3D, indicada para pessoas acima de 12 anos, será possível conhecer a metamáquina, uma impressora 3D capaz de produzir itens de plástico ou resina biodegradável, montando camada por camada, até formar um objeto volumoso tri-dimensional. O objeto criado pode ser usado para o propósito para o qual foi criado. A demonstração dura cerca de 40 minutos e se utiliza de softwares e hardwares livre, desenvolvidos pela metamáquina. “Buscamos promover o acesso das pessoas a este tipo de tecnologia”, Katharine Diniz. O programa open scad faz a modelagem, como formas geométricas, tipo pirâmides e outro software, o pronter face, faz a interface com a impressora, pega o arquivo que foi modelado e faz os ajustes, como o tamanho. “Quando fazemos as demonstrações é como um fenômeno. As pessoas ficam maravilhadas. Causa muita curiosidade. Tem pessoas usando a impressora 3D até para fazer próteses”, afirma Katharine Diniz. A metamáquina é a primeira empresa fabricante de impressoras 3D de baixo custo do Brasil.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 7 fevereiro, 2014 09:11


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!