SÃO LUIZ DO PARAITINGA recebe exibições de filmes da 2ª Mostra de Cinema Jacques Tati promovidas pelo SESC TAUBATÉ

Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 6 fevereiro, 2014 12:00

SÃO LUIZ DO PARAITINGA recebe exibições de filmes da 2ª Mostra de Cinema Jacques Tati promovidas pelo SESC TAUBATÉ

Às quintas-feiras de fevereiro, o Sesc Taubaté exibe de filmes da 2ª Mostra de Cinema Jacques Tati na cidade de São Luiz do Paraitinga. As exibições acontecem no Centro Turístico e Cultural Nelson José Oliveira Coelho (antigo prédio da Telefônica), na Rua Coronel Domingues de Castro, 33, Centro, às 19h.

SESC TAUBATÉ-2ª Mostra de Cinema Jacques Tati-PROMO PHOTOS-06FEVEREIRO2014

Filho de pai russo e mãe francesa, Jacques Tati é considerado pela crítica especializada como um dos comediantes mais originais do cinema, contudo é desconhecido de grande parte do público brasileiro. Embora atendesse a diversas faixas de público, sua obra ficou restrita aos grandes centros urbanos e em raras iniciativas dos chamados “circuitos de arte”.

Iniciando sua carreira de cineasta inicia-se em 1947, seus filmes receberam muitos prêmios, como: melhor roteiro no Festival de Veneza em 1949, Grande Prêmio do Cinema Francês em 1950, Prêmio Louis Delluc e o Grande Prêmio da Crítica Internacional em 1953, em Cannes. Em 1958 teve o filme “Meu tio” apresentado em estréia mundial no XI Festival de Cannes e recebeu o Prêmio Especial do Júri. Considerado o seu filme mais lírico e de grande sucesso, “Meu tio” recebeu consagração internacional ao conquistar o Oscar de melhor Filme Estrangeiro em 1959.

A atividade é promovida pelo Cine-Sesc Parcerias, no qual o Sesc Taubaté realiza, por meio de sua programação de cinema, ações em parceria com algumas cidades do Vale do Paraíba, com o objetivo de popularizar a linguagem e oferecer ao público o acesso a filmes que estão fora do circuito comercial.

:::: CONFIRA OS FILMES QUE SERÃO EXIBIDOS ::::

Dia 6
Tempo de Diversão (Playtime) – França, 1967, 114’
Um grupo de turistas norte-americanos chega a Paris nos anos 60. Ali está também o hilário Sr. Hulot. Seu jeito de olhar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa.

Dia 13
Carrossel de Esperança (Jour de Fête) – França, 1949, 77’
Uma vez por ano, uma feira traz para o pequeno vilarejo de Sainte-Sévère, no interior da França, atrações como um cinema ambulante. Numa das sessões, François, o carteiro local, assiste à projeção de um documentário sobre o serviço postal norte-americano e decide colocar o método em prática para fazer o correio trabalhar mais rápido.

Dia 20
Curtas
Cuida da tua esquerda (Soigne ton gauche) – França, 1936, 12’
Um agricultor de uma pequena cidade francesa sonha em ser um lutador de Box. Surpreendido durante um transe ao simular uma vitória, é descoberto e levado ao ringue. O problema é que ele não conhece nada sobre lutas.

A Escola de Carteiros (L’Ecole des facteurs) – França, 1947, 35’
Rapidez e eficiência: essas são as informações que todo carteiro recebe. Numa pequena agência dos correios de um povoado, três carteiros, atolados pelas ordens de seu superior, fazem a divisão das cartas. François, um deles, depois de ter as primeiras lições de carteiro, arma a maior confusão no seu novo emprego.

Curso Noturno (Cours du soir) – França, 1967, 27’
No cenário de Tempo de diversão, executivos bem comportados recebem aula sobre arte cômica. Eles descobrem diferentes maneiras de fumar cigarros, de andar a cavalo ou de cair da escada.

Dia 27
Seguindo os passos do Sr. Hulot (Tati sur lês pás de Monsieur Hulot) – França, 1986, 52’
O documentário apresenta Tati por trás das câmeras como autor, produtor e diretor. Vários registros de seu trabalho foram feitos ao longo de suas viagens pelo mundo. Com base nesses registros, Sophie Tatischeff, filha de Tati, deu vida a este material, um retrato da personalidade exigente, determinada e à frente de seu tempo, características tão marcantes em Tati, que exercia sua profissão sem se deixar influenciar pelas convenções.
Direção: Sophie Tatischeff

SERVIÇO
Evento: SÃO LUIZ DO PARAITINGA recebe exibições de filmes promovidas pelo SESC TAUBATÉ
Data: todas as quintas-feiras | Horário: 19h
Local: Centro Turístico e Cultural Nelson José Oliveira Coelho (antigo prédio da Telefônica)
Endereço: Rua Coronel Domingues de Castro, 33, Centro, São Luiz do Paraitinga – SP.
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: R$ 20 (entrada inteira) e R$ 10 (meia-entrada)
Informações para o público: (12) 3634-4000
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
Luiz Guirra
Por Luiz Guirra 6 fevereiro, 2014 12:00


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Era uma vez em Hollywood

Facebook

Socorro Virei uma Garota!