SESC TAUBATÉ promove exibições de filmes na cidade de LORENA

O Sesc Taubaté leva até a cidade de Lorena exibições de filmes da Mostra expressionismo Alemão nas terças-feiras do mês de fevereiro. Os filmes serão exibidos na Casa da Cultura, na Rua Viscondessa de Castro Lima, 10, no centro de Lorena, às 19h30.

SESC TAUBATÉ-Mostra expressionismo Alemão-PROMO PHOTOS-04FEVEREIRO2014

O expressionismo alemão foi um estilo cinematográfico cujo auge se deu na década de 20. Sua estética caracterizou-se pela distorção dos cenários e personagens, da maquiagem, dos recursos de fotografia e de outros mecanismos, com o objetivo de expressar a maneira como os realizadores viam o mundo. Nesta mostra, serão exibidos filmes de alguns diretores expressionistas, como Robert Wiene, Paul Leni, Paul Wegner e Friedrich Wilhelm Murnau.

A atividade gratuita é promovida pelo Cinema Sesc – Parcerias, no qual o Sesc Taubaté realiza, por meio de sua programação de cinema, ações em parceria com algumas cidades do Vale do Paraíba, com o objetivo de popularizar a linguagem e oferecer ao público o acesso a filmes que estão fora do circuito comercial.

:::: CONFIRA AS SINOPSE E DATAS DOS FILMES ::::

Dia 4
Gabinete do Dr. Caligari – Alemanha, 1919, PB, 62’
Direção: Robet Wiene
Num pequeno vilarejo de fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligare, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari.

Dia 11
O Golem – Alemanha, 1920, PB, 68’
Direção: Paul Wegner
O Golem, mito de uma lenda judaica, é um ser de barro que ganha vida quando um mago usa a mágica de um antigo livro da Cabala. O monstro de barro foi criado para proteger os judeus dos ataques anti-semitas.

Dia 18
Gabinete das figuras de cera – Alemanha, 1924, PB, 83’
Direção: Paul Leni
Realizado no auge do expressionismo alemão, o filme apresenta três episódios entrelaçados por um jovem poeta, o qual foi contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três criminosos: O Califa Haroun al-Haschid, Ivã O Terrível e Jack, O Estripador.

Dia 25
Fausto – Alemanha, 1926, PB, 116’
Direção: Friedrich Wilhelm Murnau
Dividido em duas partes, o filme recria o pacto de Fausto com Mefistóles e no segundo momento, o drama de Goetyhe, a tragédia de Gretchen. Situando a ação no final da Idade Média, Mornau concebe uma atmosfera mística a partir dos contrastes de iluminação, que remetem à pintura de Rembrandt.

SERVIÇO
Evento: Mostra expressionismo Alemão no Sesc Taubaté
Data: todas as terças-feiras | Horário: 19h30
Local: Casa da Cultura
Endereço: Rua Viscondessa de Castro Lima, 10, centro, Lorena
Classificação etária: 10 anos
Ingressos: entrada gratuita.
Informações para o público: (12) 3634-4000
*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *