Memória Roubada tem 2ª temporada no Alfredo Mesquita

Duas importantes companhias no uso do teatro físico em suas montagens, Linhas Aéreas e Solas de Vento, juntaram-se ao diretor australiano Mark Bromilow para encenar “Memória roubada”. Utilizando também recursos aéreos, multimídia e bonecos, o espetáculo, depois de estrear no Centro Cultural São Paulo, ganha uma segunda temporada a partir do dia 7 no Teatro Alfredo Mesquita.

A história acompanha duas mulheres, Aparecida, uma senhora de mais de 90 anos que se encontra no leito do hospital, e Renata, uma bibliotecária que lê livros para ela. Fragmentos históricos, como a Segunda Guerra Mundial e a ditadura militar, são relembrados em meio a fatos mais atuais. Dividem o palco os atores Adriana Telg, Bruno Rudolf, Natalia Presser, Ricardo Rodrigues e Ziza Brisola. Em off, a atriz Walderez de Barros empresta sua voz à personagem Aparecida.

A concepção cenográfica justapõe dois universos: um da forma, da ciência do cotidiano e da razão, e outro do espírito, da memória, do sonho, do não dito. “O cenário não dá apenas o contexto da história, como também permite integrar as tecnologias do áudio e vídeo na peça com significado e coerência”, conta Bromilow. Em contraponto, os atores podem flutuar em determinadas cenas e propagar a ideia de possibilidades surreais por meio da sensibilidade poética, registrada nas experiências pessoais dos envolvidos neste intenso projeto.

Os canadenses Michel Robidoux e Yves Dubé (da Cia. Les Deux Mondes, de Montreal)também integram a equipe como artistas convidados. Das cenas que envolvem o colorido de uma viagem à Indonésia às lembranças de um passado sofrido, a encenação é embasada em vários planos e camadas que são revelados ao longo da trama, desenvolvida após um longo período roteirizando experiências pessoais e transferindo-as para uma perspectiva teatral que desperta a sensibilidade do espectador.

A vinda dos artistas estrangeiros ao Brasil, entre maio e setembro de 2011, resultou na primeira versão do roteiro e de algumas cenas e trabalhos de áudio e vídeo, realizados juntamente com as companhias brasileiras.

SERVIÇO
Memória Roubada
Data: 
7/2 a 9/3
Horário: 
6ª e sáb., 21h. Dom., 19h (dias 28/2 e 1º/3, não haverá apresentações)
Teatro Alfredo Mesquita
Endereço: Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte
Tel. 2221-3657
Preço: R$ 10

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *