O Despertar da Primavera está em cartaz no Viga Espaço Cênico

Com texto de Frank Wedekind e direção de Guilherme MarbackO Despertar da Primavera segue em temporada no Viga Espaço Cênico (Rua Capote Valente 1323, Sumaré, São Paulo) até 30 de março de 2014. Na passagem para a vida adulta os desejos, prazeres e dúvidas afloram nos inquietos jovens que formam o núcleo central da peça. Temas até hoje polêmicos como estupro, masturbação, homossexualidade, suicídio e aborto, fazem parte dos dramas vividos pelos adolescentes, reforçados por uma proposta estética que privilegia a poética e a força do texto. O visual da encenação traz referências das artes plásticas com forte apelo expressionista, refletido na interpretação dos atores e na concepção do cenário, figurinos, iluminação, maquiagem e ambientação do espetáculo.

O texto é considerado o mais importante da dramaturgia universal a tratar do tema adolescência. Seu autor Frank Wedekind escreveu a peça em 1891 e ela tem sido encenada há mais de um século em todas as partes do mundo. Wedekind é um dos precursores do movimento expressionista alemão.

Para o diretor, a montagem do espetáculo foi um grande desafio. “Um texto complexo, denso, com uma estrutura dramática peculiar composta de fragmentos das histórias de vida de adolescentes em confronto extremo com as transformações difíceis que marcam a passagem para a vida adulta. A descoberta da sexualidade, os questionamentos das regras sociais, as questões metafísicas ligadas ao sentido da vida e o fantasma da morte, permeiam este drama trágico cheio de questões essenciais da existência humana”, diz Guilherme.

O Despertar da Primavera é uma fonte inesgotável de possibilidades de encenação devido à enorme riqueza de seu conteúdo e do arrojo formal da dramaturgia. Apesar de ter sido escrito há mais de um século, o texto continua extremamente atual na abordagem dos temas tratados e na sofisticação de sua linguagem.

O elenco é jovem em sua maioria, reforçado por alguns atores com larga experiência que interpretam os papéis mais velhos. A montagem surgiu de um processo investigativo inesgotável que continua a pleno vapor, numa busca constante de novas possibilidades.

SERVIÇO
O Despertar da Primavera
Temporada: 10 de janeiro a 30 de março de 2014
Horário: Sextas e sábados às 21h e domingos às 19h
VIGA Espaço Cênico
Endereço: Rua Capote Valente 1323 (próximo a estação Sumaré do metrô)
Tel.: (11) 3801-1843
Duração: 110 min
Gênero: Drama
Recomendação: 14 anos
Ingresso: R$ 20,00 / R$ 10,00 (meia)

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *