Fundação Clóvis Salgado leva a Ipatinga acervo da sua coleção de Artes Visuais

Parte especial do acervo de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado (FCS) ficará em exposição na galeria Hideo Kobayashi, do Instituto Cultural Usiminas, em Ipatinga. Das 227 peças da Coleção, cerca de 60 poderão ser conferidas no Vale do Aço.

Entre pinturas, gravuras, esculturas, fotografias e instalações, a exposição apresentará obras modernistas e contemporâneas, evidenciando as possíveis relações entre as linguagens e o diálogo entre as diversas gerações que constituem o acervo.

Das obras selecionadas, destacam-se os trabalhos da artista plástica, ceramista e psicopedagoga Arlinda Corrêa Lima – uma das maiores incentivadoras da educação artística para crianças em Minas, que também dá nome a uma das galerias do Palácio das Artes; Roberto Burle Marx, Marisa Trancoso Fátima Pena,  Jorge dos AnjosMarcone Moreira,  André Komatsu e Jonathas de Andrade, entre outros.

Para Fernanda Machado, presidente da FCS, a circulação do acervo da Fundação Clóvis Salgado apresenta-se como uma grande oportunidade para dar visibilidade à coleção formada ao longo da história da instituição. “A partir dessa exposição, é possível conhecer diversos momentos da arte produzida em Minas Gerais e no Brasil, bem como as pesquisas de diferentes artistas desde os anos 1970 até a atualidade”, afirma Fernanda Machado.

A curadoria é de Fabíola Moulin, diretora de programação da FCS, que propôs um recorte com obras representativas de todas as gerações presentes no acervo, à semelhança de uma linha do tempo, observando-se a importância histórica das peças. “Olhar para a coleção significa entender as escolhas e os processos que a constituíram”, diz a curadora.

Acervo revitalizado – A Coleção de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado é constituída por obras que datam desde a década de 40, incluindo importantes nomes como: Amílcar de Castro, Genesco Murta, Fátima Pena, Amadeo Lorenzato, Gilvan Samico, Ana Amélia Diniz Camargos, Beatriz Milhazes, Mônica Sartori, Ricardo Homen, Mabe Bethônico e Jorge dos Anjos entre outros.

Em 2013, por meio do Prêmio CNI-SESI ‘Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas’, foi incorporada à coleção importantes obras de artistas contemporâneos: Laura Belém, André Komatsu, Jonathas de Andrade, Marcone Moreira e Paulo Nenflídio. Tais aquisições marcam a revitalização do acervo e o desejo de consonância da Coleção com a produção artística contemporânea.

No mesmo ano, para garantir as melhores condições possíveis de armazenamento, a Coleção de Artes Visuais da FCS foi transferida para a Reserva Técnica da Superintendência de Museus e Artes Visuais, onde teve início processo de conservação e restauração das obras.

SERVIÇO
Um Olhar Sobre a Coleção – Exposição de Obras do Acervo de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado
Data: De 4 de fevereiro a 5 de maio de 2014
Horário: 10h às 21h
Local: Galeria Hideo Kobayashi do Instituto Cultural Usiminas
Endereço: Av. Pedro Linhares Gomes, 3900 – Bairro Industrial – Ipatinga/MG
Preço: Acesso gratuito

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *