Cineclube Sesc Piracicaba exibe filme argentino “Las Acacias” na próxima terça (28)

A Unidade Piracicaba do SESC apresenta, na próxima terça, 28/1, às 20h, Road Movie vencedor do prêmio Câmera de Ouro em Cannes 2011. A entrada é gratuita.

O motorista, Rubén (Germán de Silva), parte de Assunção, no Paraguai, onde foi buscar um carregamento de madeira para levar a Buenos Aires. A pedido do chefe, ele dá carona a Jacinta (Hebe Duarte), paraguaia que busca trabalho na capital argentina, acompanhada de sua filhinha de oito meses. Não existe interação entre eles, muito pela postura um tanto hostil de Rubén, tipo bronco que passou boa parte da vida, de forma solitária e silenciosa, na boleia.

Em parte do trajeto, o que se escuta é tão somente o som ambiente da estrada, as inquietações do bebê e as intervenções amorosas de Jacinta para minimizar o desconforto que a longa jornada traz à criança. Aos poucos, no entanto, Rubén e Jacinta começam a trocar as primeiras palavras, e a se conhecer melhor. O caminhoneiro, então, percebe que ainda há algo mais a enxergar no horizonte, além dos veículos que vêm na direção contrária.

O diretor Pablo Giorgelli é muito eficiente na condução de uma narrativa espartana, mas na medida exata para dar conta de sua proposta autoral. Las Acacias utiliza o silêncio para envolver o espectador. As reticências e tensão sustentadas por apenas dois personagens são expressas em uma ação que se desenvolve quase toda dentro da cabine de um caminhão. A ausência da trilha sonora, substituída pelo ruído constante do motor entre as palavras, provoca um enlace auditivo que aproxima Rubén e Jacinta do universo cotidiano que vivemos.

Cineclube Sesc Piracicaba-Las Acacias-PROMO PHOTOS-23JANEIRO2014-01

SERVIÇO
Cineclube
Las Acacias (ESP/ARG, 2011, cor, 85’ I Dir: Pablo Giorgelli)
Data: 28/01/2014 – terça-feira | Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Piracicaba
Endereço: Rua Ipiranga, 155 – Centro
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: A entrada é gratuita e a retirada de ingressos tem início com 1 hora de antecedência.
Informações para o público: (19) 3437-9292

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *