O charme e a sedução do gênero Noir é destaque do Cine Humberto Mauro com a Mostra ‘Desejo e Morte – Cinema Noir Parte I’

Após As Cores do Noir, mostra realizada em 2013 e que destacou filmes influenciados pelo gênero, o Cine Humberto Mauro homenageia agora o período clássico do cinema noir em Desejo e Morte – Cinema Noir Parte I. Entre 23 de janeiro e 1º de fevereiro, serão exibidos 12 filmes, produzidos entre os anos 40 e início dos 60, em formato digital. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados 30 minutos antes de cada sessão.

Cine Humberto Mauro-Mostra Desejo e Morte – Cinema Noir Parte I-17JANEIRO2014 O público poderá assistir obras representativas do cinema noir em uma seleção que mescla filmes famosos do gênero e exemplares de primor técnico ainda desconhecidos pelo grande público. Entre eles, ‘Laura’ e ‘A Ladra’, de Otto Preminger, ‘Rififi’, de Jules Dassin, ‘A morte num beijo’, de Robert Aldrich e ‘Paixões em Fúria’, de John Huston, com os consagrados atores Lauren Bacall e Humphrey Bogart.

A mostra inclui ainda duas sessões do projeto História Permanente do Cinema, que acontece nas quintas-feiras, 23 e 30 de janeiro, com a exibição dos filmes ‘Gilda’, de Chales Vidor e ‘No silêncio da Noite’, de Nicholas Ray, respectivamente. Após as sessões o público participa de debate sobre a relevância dos filmes para a história do cinema com especialistas e pesquisadores.

De acordo com Rafael Ciccarini, gerente do Cine Humberto Mauro e curador de Desejo e Morte – Cinema Noir Parte I, a mostra pretende apresentar ao público várias facetas desse estilo cinematográfico, extrapolando os filmes mais conhecidos.

“O gênero noir influenciou e influencia bastante o cinema que vemos hoje: na linguagem, na estrutura narrativa, na temática, na construção de personagens. A mostra busca, além de evidenciar as características do estilo, realçar a inventividade do noir que se renovou ao longo dos anos, misturando-se com diferentes outros gêneros para, no fim, questionar de diversas formas a organização social”, explica. Inventividade encontrada, por exemplo, em ‘Cidade Nua’, de Jules Dassin, que combina o gênero noir com elementos de cinema documentário.

Por se tratar de uma rica produção cinematográfica, essa é só a primeira de outras mostras dedicadas ao noir que devem acontecer em 2014.

Cinema Noir – Com larga produção entre as décadas de 40 e 50, o cinema noir ficou conhecido por tratar a sociedade de forma niilista e crítica e, principalmente, pela fotografia com alto contraste entre o preto e branco, herança do expressionismo alemão. Utilizando a temática policial, em ambientes urbanos, o gênero normalmente combina personagens moralmente ambíguos, mulheres sedutoras, homens violentos ou corruptos.

Cine Humberto Mauro – Reconhecido em Minas Gerais pelo seu perfil de cinema de repertório, o Cine Humberto Mauro, desde 1978, é um reduto de críticos, professores, estudantes, diretores e amantes da arte cinematográfica em geral, sendo referência para a formação e reflexão sobre o tema.

Desde sua criação, realiza significativas ações voltadas à formação de público: promove permanentemente mostras temáticas, retrospectivas de cineastas, festivais e lançamentos de filmes, bem como cursos, conferências, debates, palestras, além de seminários relacionados à produção cinematográfica mundial.

De acordo com a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Fernanda Machado, para continuar a oferecer ao público o melhor da experiência cinematográfica, a sala passou por reestruturação nos anos de 2012 e 2013.

“A reforma do Cine Humberto Mauro contrariou a tendência de extinção dos cinemas de repertório e recebeu investimentos em tecnologia e infraestrutura. Esse movimento inverso acontece porque o Governo do Estado acredita no potencial do equipamento cultural, que extrapola a função de exibidor e atua também promovendo e instigando debates sobre o audiovisual”, diz Fernanda Machado.

Com a reforma, houve a atualização do sistema de som analógico para o dolby digital e a substituição do revestimento acústico, substituição do piso e das cadeiras, ampliação da cabine de projeção e troca de tela. Além disso, a Fundação Clóvis Salgado adquiriu um sistema de projeção que permite a exibição de filmes em formato digital DCP (Digital Cinema Package). Reforma que atendeu demanda da DCI (Digital Cinema Initiatives), para que o resultado final de projeção esteja em alto padrão de qualidade. Após a implantação desse sistema, o Cine Humberto Mauro passou a exibir filmes em 4k. Outra novidade é a possiblidade de exibição de filmes em 3D.

Por ser um espaço voltado à formação de público e ao cinema de repertório, as exibições em 35mm foram mantidas, motivo pelo qual demandou-se a ampliação da cabine de projeção.

SERVIÇO

Evento: Mostra “Desejo e Morte – Cinema Noir Parte I”
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes / Fundação Clóvis Salgado
End.: Av. Afonso Pena, 1.537 – Centro – Belo Horizonte/MG
Data: De 23 de janeiro a 1º de fevereiro
Preço: Acesso gratuito
Informações para o público: (31) 3236-7400
Informações Imprensa: Gustavo Monteiro, fones: (31) 3236-7378 / 9798-1077

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *