Paço das Artes abre exposição “Duplo Olhar” e 1ª Temporada de Projetos 2014

No dia 25 de janeiro, data em que a cidade de São Paulo comemora o 460º aniversário, o Paço das Artes realiza a abertura da exposição Duplo Olhar – Coleção Sérgio Carvalho e da primeira edição da Temporada de Projetos 2014, às 16h. As mostras ficam em cartaz até 6 de abril com entrada gratuita.

Na ocasião, haverá performance da artista Vanessa De Michelis, às 17h, e show de André Vasconcellos, às 18h.

Duplo Olhar apresenta mais de 110 obras de arte contemporânea do colecionador Sérgio Carvalho, num recorte curatorial de Denise Mattar.

O olhar da curadoria traçará, por meio deste conjunto com representatividade nacional, o percurso da arte brasileira rumo ao circuito internacional, do qual hoje faz parte. Serão apresentados trabalhos de diferentes mídias e artistas de faixas etárias diversas. Entre eles, Nelson Leirner, Regina Silveira, Rochelle Costi, Lucia Koch, Luiza Baldan, Delson Uchoa, Ana Elisa Egreja, Jonathas Andrade, Marcos Chaves, Mauro Restiffe, Iran do Espírito Santo, Rubens Mano, Sandra Cinto, Nazareno e Berna Reale.

Denise Mattar agrupou as obras nos seguintes temas da arte contemporânea: Corpo, Non-Sense Stories, Memórias – Segredos e afins, Referências, Tessituras, Paisagens-Paisagens, Luz e Narrativas.

Um livro com todas as obras da exposição, textos da curadora e do colecionador e biografias dos artistas será lançado no final de março.

Já Instabilidade Estável, com curadoria de Juliana Gontijo, é a mostra selecionada para a primeira edição da Temporada de Projetos 2014.

A exposição reúne obras dos artistas Alexandre Rato, André Griffo, Andrei Müller, Daniel Murgel, Dirceu Maués, Milton Marques e Vanessa De Michelis, que recorrem à marginalidade como escolha política e problematizam tanto aspectos da sociedade e do indivíduo padronizado, quanto o próprio sentido atual da arte.

Seus trabalhos mostram o não acabado, o informe, a sujeira, o barulho, o híbrido, o inclassificável. Fogem da fetichização tradicional do objeto artístico e do demarcar de suas fronteiras, a fim de imiscuir-se por outros terrenos, estabelecendo na prática uma relação ampliada entre arte, cultura e comunidade.

Sobre a Temporada de Projetos

Criada em 1997, a Temporada de Projetos abre espaço à produção artística, curatorial e crítica por meio da seleção de dez projetos anuais – nove de artistas e um de curadoria – a serem exibidos ao longo do ano.

O projeto mais antigo do Paço das Artes chega à décima segunda edição em 2014, alinhado ao perfil multidisciplinar do espaço, que se volta à discussão das novas formas de fazer e de pensar a arte contemporânea, a partir de um programa que inclui, além de propostas curatoriais nacionais e internacionais, seminários, cursos, oficinas e palestras.

SERVIÇO
Duplo Olhar – Coleção Sérgio Carvalho | Instabilidade Estável
Abertura: 25 de janeiro, às 16h
Performance de Vanessa De Michelis, às 16h | Show de André Vasconcellos, às 18h
Até 6 de abril de 2014
Grátis
Livre

Paço das Artes
Endereço: Avenida da Universidade, 1, Cidade Universitária, São Paulo – SP
Tel.: 11 3814-3842
Terças a sextas-feiras: 10h às 19h
Sábados, domingos e feriados: 12h30 às 17h30

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *