Reestreia “Sonhos de um Sedutor”, com George Sauma e Luana Piovani, no Teatro Ipanema

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 13 janeiro, 2014 08:01

Reestreia “Sonhos de um Sedutor”, com George Sauma e Luana Piovani, no Teatro Ipanema

Play it again, Sam” – a clássica frase de Humphrey Bogart em “Casablanca” – estreou na Broadway em 1969 e três anos depois chegaria às telas.

Com o próprio Woody Allen, que assina o texto, na pele de Allan Felix, um crítico de cinema que acaba de ser abandonado pela mulher, Tony Roberts como o amigo Dick e Diane Keaton interpretando Linda, a esposa do amigo por quem Allan se apaixona, a obra dirigida por Herbert Ross traz o início do alter ego pelo qual o diretor americano seria reverenciado: o personagem inseguro e hipocondríaco, mas excepcionalmente inteligente e de humor peculiar, assim como outras de suas marcas registradas, entre elas a maestria na observação do caleidoscópio de sentimentos e comportamentos humanos e as referências constantes a clássicos do cinema em seus trabalhos.

Repetindo o sucesso de público e crítica do original, sua versão brasileira, com direção de Ernesto Piccolo e no elenco George Sauma (Allan), Luana Piovani (Linda), Heitor Martinez (Dick) e Georgiana Góes interpretando sete diferentes mulheres, ficou em cartaz no Teatro Ipanema entre outubro e dezembro do ano passado. Deborah Colker assina a direção de movimentos e Rodrigo Penna a trilha sonora, pela qual passeiam canções de Etta James e Billie Holiday, entre outros clássicos jazzísticos.

Na critica que rendeu à montagem um “Veja Recomenda”, da Veja Rio, o jornalista Rafael Teixeira comenta: “o que poderia ser uma armadilha vira um deleite nas mãos de George Sauma, estrela da montagem de Ernesto Piccolo. Em vez de optar pela solução fácil de emular a interpretação de Allen, o ator molda seu próprio Allan Félix, preservando a essência de seu criador”.

George faz o franzino e inseguro Allan Felix, que parece ter saído de um cartoon de Jules Feiffer. Ele acaba de ser deixado por sua esposa Nancy (Georgiana Góes) que o acusa de ser só “um espectador da vida”. Entre uma dose de aspirinas e outra, é visitado pelo casal de amigos Dick (Heitor Martinez) e Linda (Luana Piovani) que tenta lhe apresentar novas garotas em encontros desastrosos, enquanto um imaginário Humphrey Bogart lhe dá conselhos sobre como tratar as mulheres com virilidade. Em meio às tentativas frustradas de conquistar um novo love affair com diferentes estereótipos femininos em que tenta disfarçar sua timidez em cômicas cenas, acaba se aproximando de Linda, com quem compartilha afinidades, o que a leva a uma tensão ainda maior pela culpa em relação ao amigo.

O crítico Lionel Fischer também faz suas considerações: “Estamos, portanto, diante de uma excelente comédia, que o encenador Ernesto Piccolo consegue materializar na cena de forma irretocável. Por um lado, deve-se destacar a originalidade das marcações, assim como a precisão dos tempos rítmicos. E por outro seu trabalho junto ao elenco, que extrai praticamente tudo que os maravilhosos personagens oferecem”. E completa – “como considero George Sauma o mais talentoso ator de sua geração e especialmente um comediante brilhante, em nada me surpreende sua atuação irrepreensível, tanto no que diz respeito à voz (não particularmente privilegiada, mas que o ator usa muito bem) como ao universo gestual – este último é riquíssimo, imprevisto e absolutamente original. Assim, só me resta torcer para que os sempre caprichosos deuses do teatro continuem abençoando a trajetória deste jovem e maravilhoso intérprete”.

SERVIÇO
“Sonhos de um Sedutor”
Temporada
de 16 de janeiro a 23 de fevereiro
Horário: de quinta a domingo (quinta a sábado às 21h, domingo às 20h)
Local: Teatro Ipanema
Endereço: Rua Prudente de Morais, 824
Categoria: Comédia
Preço: R$ 50,00 / Todos os moradores do Rio pagam meia entrada (R$ 25,00)
Classificação: Livre
Duração: 1h15m
Capacidade: 222 lugares
Bilheteria: terça a sexta de 14h às 22h ou pelo site www.compreingressos.com
Forma de pagamento: somente dinheiro
Acesso para cadeirantes: sim
Estacionamento: não

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Rafael Guirra
Por Rafael Guirra 13 janeiro, 2014 08:01


Escreva um comentário

Nenhum comentário

Ainda não há comentários!

Não existem comentários ainda, mas você pode ser o primeiro a comentar este post.

Escreva um comentário
Leia os comentários

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*

Aprendiz de Espiã

Facebook