Luis Arrieta estreia “39155 Mutações” na Funarte SP

O bailarino, coreógrafo e diretor artístico Luis Arrieta que atualmente celebra 40 anos de dedição a dança, estréia seu mais novo trabalho intitulado 39155 Mutações na FUNARTE SP no dia 9 de janeiro.

O espetáculo 39155 Mutações é  uma criação coreográfica proposta por Luis Arrieta, artista que celebra 40 anos de uma vida em aliança profunda com a arte da dança, dedicada a desenvolver a assinatura de um criador comprometido com as texturas e mistérios da coreografia.

Este trabalho pretende levar o desdobramento da composição O Cisne a infinitas possibilidades de interpretação. A pesquisa está ancorada no I Ching, O livro das mutações. Em “O Cisne”, obra criada em 1990 Arrieta discutia a espécie como “consagrado a Apolo como deus da música, pela crença mítica de que, pouco antes de morrer, cantava docemente. Ave de Vênus, da nudez e da brancura imaculada e permitida, Hermafrodita. Masculino em quanto à ação e por seu longo pescoço de caráter fálico. Feminino pelo corpo arredondado e sedoso. Por isso tudo, a imagem do cisne refere-se sempre à realização suprema de um desejo, ao qual faz alusão seu suposto canto: símbolo do prazer que morre em si mesmo”.

Não se trata de uma revisita a obra “O Cisne”, e sim, de uma escolha por sua curta duração, permitindo reiniciá-la inúmeras vezes dentro da duração de um espetáculo. Também por se tratar de uma composição na qual aparecem elementos simples de movimentos presentes em muitos dos seus trabalhos.

Com uma proposta coreográfica indagadora usando uma linguagem de movimentos com base no espetáculo “O Cisne”, Luis Arrieta, insere  infinitas possibilidades ou mutações trabalhando em cima de uma das formas de consulta do “I Ching” que são as 3 moedas, representadas simbolicamente  por um violoncelista – aspecto melódico, um percussionista- aspecto rítmico e dinâmico,  e um bailarino – movimento puro) no intuito de conhecer mais profundamente a verdadeira forma deste cisne dançar.

SERVIÇO
39155 Mutações
Data: 9, 10, 11, 16, 17 E 18 de janeiro, as 20h00
Data: 12 e 19 de janeiro as 18h00
Complexo Cultural FUNARTE SP – Sala Renné Gummiel
Endereço: Alameda Nothmann, 1058, Campos Elíseos (próximo à estação Santa Cecília do Metrô).
Ingressos: R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (meia-entrada)
Informações: Ar condicionado
Acesso e banheiro para deficientes físicos
Estacionamento – conveniado
Não aceita cartões

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *