Transfigurações reúne a arte de Paolo Ridolfi no MuMA

Acontece no Museu Municipal de Arte de Curitiba (MuMA), localizado junto ao Portão Cultural, a mostra individual do premiado artista plástico paranaense, Paolo Ridolfi. Reunindo obras desenvolvidas desde 1989, a exposição permanece em cartaz até o dia 9 de fevereiro de 2014, com entrada franca.

A exposição é realizada pela SIM Galeria, galeria de arte contemporânea que representa exclusivamente o artista. A mostra Transfigurações é apresentada pelo Ministério da Cultura, por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Barigui Crédito Inteligente e da Elejor – Energia para um Mundo Sustentável e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba e da Fundação Cultural de Curitiba.

Transfigurações tem curadoria do crítico de arte Arthur do Carmo e reúne obras de diferentes séries de Paolo Ridolfi sem, no entanto, configurar uma retrospectiva. “O recorte curatorial relaciona obras do início da carreira que possuem pertinência de questões na produção recente do Paolo. Logo, a exposição opera pela aproximação de antigas preocupações artísticas dele e seus desdobramentos no trabalho mais atual”, explica o curador. O artista maringaense, que continua vivendo na cidade do interior do Paraná, também tem obras no Museu Oscar Niemeyer e na coleção Marcantônio Villaça.

A exposição reúne obras como Céu de lata (1989), Facas (1992) ao lado de outras da série Superman (2013) e também algumas pertencentes à série Azulejos (2007-2013). De acordo com Carmo, que pela primeira vez realiza uma curadoria com as obras de Paolo, não é correto afirmar que a mostra será uma ‘linha do tempo’ com os trabalhos do artista, já que, segundo ele, Paolo opera por saltos, ou seja, o seu método instintivo de produção não o leva naturalmente de uma questão a outra como ocorre com grande parte dos artistas. “Apesar de ser possível identificar vários conjuntos ou séries em sua produção, Paolo Ridolfi se afasta de uma linearidade ou evolução, os desdobramentos instaurados por ele constroem um vácuo quase indecifrável entre uma série e outra, mas há sempre algum elemento na formalização, ou conceito dos seus trabalhos, que retorna numa outra elaboração”, explica.

SERVIÇO
Transgressões – Individual de Paolo Ridolfi
Artista: Paolo Ridolfi
Data: até 09 de fevereiro de 2014
Local: MuMA – Museu Municipal de Arte de Curitiba (Portão Cultural)
Endereço: Rua Republica Argentina, 3430
Tel. 3345 4056
Funcionamento: De terça a domingo das 10 às 19 h

*As informações são de responsabilidade de seus organizadores e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *